O Júri Regional do Concurso Poliempreende, constituído por representantes do Instituto Politécnico de Castelo Branco (Domingos Santos), da Câmara Municipal de Castelo Branco (Jorge Pio), da AEBB – Associação Empresarial da Beira Baixa (Sónia Azevedo), da Pedro Agapito Seguros (Pedro Agapito), do Banco Santander Totta (Duarte Rodrigues), da ACICB – Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa (João Dias) reuniu no dia 28 de fevereiro, nos Serviços Centrais do IPCB para eleição dos três vencedores do 15.º Concurso Regional Poliempreende.
O projeto Go4AR conquistou o 1º prémio, no valor de 2.000,00€. Este projeto consiste numa aplicação de Realidade Aumentada aplicada à área do Turismo, que permite a apresentação ao utilizador de conteúdo interativo, potenciando a melhoria de experiência de utilização. A equipa é constituída pelo docente Alexandre Fonte e aluno João Alferes, da Escola Superior de Tecnologia, pelas docentes Ana Rita Garcia e Ana Cruz, da Escola Superior de Gestão, pelo docente João Neves e aluno João Batata, da Escola Superior de Artes aplicadas, e por Filipe Pinto, da Altice Labs. Este projeto irá representar o IPCB na segunda e última fase do Concurso (Nacional), em setembro, que irá decorrer no Instituto Politécnico de Portalegre, na qual estarão presentes os vencedores regionais de cada um dos Institutos Politécnicos do País e Escolas Superiores Não Integradas.
No segundo lugar ficou o projeto Medictor - injetor automático para Medicina Nuclear, apresentado por Magali Bárbora e Carolina Cacheira, alunas da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias. Nas palavras das empreendedoras, sendo a proteção dos profissionais de saúde, ligados à Medicina Nuclear, um fator importante para nós, futuros técnicos, achamos que seria uma mais valia a existência um injetor automático para Medicina Nuclear. Este injetor automático oferecerá uma melhor proteção para os profissionais que administram o radiofármaco; aumento da precisão nos tempos de aquisição; injeção mais segura; redução de erros; prevenção de contaminação e extravasamento de radiofármacos; melhor precisão das atividades administradas ao paciente. Este projeto conta com um prémio de 1.500,00€ para se implementar.
O terceiro prémio, no valor de 1.000,00€, foi atribuído ao projeto Ouro da Beira, apresentado por André Pais, Márcia Nunes e Nuno Lobo, alunos da Escola Superior de Gestão. De acordo com os promotores, pretendemos ser competitivos na produção e comercialização de Açafrão e seus derivados / compostos. O Açafrão é o alimento mais caro do Mundo e a Cova da Beira possui terrenos e clima adequados à cultura do Açafrão. Pretendemos deste modo (re)introduzir o Açafrão na alimentação dos portugueses, bem como entrar nos competitivos mercados francês, espanhol e do Centro e Norte da Europa.
A 15ª Edição do Concurso Poliempreende está integrada no Projeto PIN - Poli Entrepreneurship Innovation Network, projeto cofinanciado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) e pelo FEDER e dinamizado em parceria com os Institutos Politécnicos da Guarda, de Bragança, de Leiria, de Beja, do Cávado e do Ave, de Coimbra, de Portalegre, de Santarém, de Tomar, de Viana do Castelo, de Viseu e com a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.