A Escola Superior de Artes Aplicadas, (ESART) do Instituto Politécnico de Castelo Branco, cumpriu dezoito anos de atividade no dia 8 de novembro.
Atualmente com 800 alunos, distribuídos pelas áreas de Design e da música, a ESART tem mantido, com determinação, uma cultura, e uma visão de futuro permanentes, um desenvolvimento que a coloca entre as melhores escolas de música e design do país.
O aniversário da ESART foi comemorado esta quarta feira durante uma cerimónia, onde, para além da comunidade académica, estiveram presentes os representantes da autarquia local e de inúmeras instituições e associações empresariais e industriais. Durante a sessão solene o presidente do IPCB, Carlos Maia que se encontrava em trabalho no exterior, não deixou de se associar às comemorações, e, através de uma mensagem felicitou toda a comunidade académica pelo trabalho desenvolvido ao longo dos dezoito anos agora comemorados. O presidente da instituição deixou um agradecimento a todos os que integram a ESART pelo “envolvimento, pelo empenho e pelo comprometimento” para com a Escola, realçando ainda que a ESART “cedo se emancipou e fez autonomamente o seu caminho, sendo atualmente uma referência no ensino superior artístico em Portugal”.
O vice-presidente do IPCB, António Fernandes, em representação do presidente da instituição, destacou a importância da ESART no contexto interno do IPCB, apresentando sumariamente dados sobre o número total de estudantes da Escola e sobre o número de novos estudantes admitidos no ano letivo 2017/18 nos diferentes níveis de formação. Referiu-se de seguida ao contexto externo, valorizando todo o percurso da ESART, designadamente o impacto das atividades da Escola na dinâmica cultural e artística da região. Salientou o notório reconhecimento externo patente nos prémios obtidos a nível nacional e internacional. Por último, referiu-se ao papel de todos os intervenientes, valorizando as pessoas: diretores, presidentes de órgãos, docentes, colaboradores não docentes, e estudantes.
Por seu turno o vice-presidente da autarquia albicastrense afirmou ser um orgulho poder contar com a ESART no concelho e na região. Acrescentou ainda que “é um orgulho encontrar o resultado positivo do trabalho de alunos e diplomados em diferentes pontos de Portugal e até mesmo no estrangeiro”.
O diretor da ESART, José Filomeno Raimundo destacou a opção dos jovens estudantes, que, ao escolher a Escola Superior de Artes Aplicadas demonstram “o trabalho desenvolvido” pela ESART. Sublinhou ainda que “apostamos na formação de qualidade, e o reconhecimento externo do trabalho dos alunos e diplomados, enche-nos de orgulho, pela distinção de alguns, pela participação de outros em iniciativas reconhecidas pelos seus pares, nas diferentes áreas de formação. Só dessa forma serão conseguidos os objetivos a que nos propomos e que integram a nossa visão do ensino superior politécnico”. O diretor da ESART salientou o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco, e realçou  ainda a importância da colaboração próxima do IPCB na concretização dos objetivos da Escola Superior de Artes Aplicadas.