A Escola Superior Agrária do IPCB cumpriu, no dia 5 de dezembro, 34 anos de atividade letiva, da qual resultaram milhares de diplomados, entre licenciados e mestres nas mais diversas áreas técnico-científicas das engenharias e ciências da saúde animal: agrícola; florestal; zootécnica, recursos naturais, biotecnologia alimentar, proteção civil e enfermagem veterinária.
O evento comemorativo tem lugar no dia 14 de dezembro, a partir das 16:30, no auditório Vergílio António Pinto de Andrade, e inclui a intervenção do Presidente do IPCB, do diretor da ESACB/IPCB e dos representantes dos alunos e ex-alunos da escola. Será também lançado o 1.º encontro de antigos alunos da ESACB/IPCB e apresentadas as linhas de ação 3.5 e 3.12 do projeto PROVERE, Beira Baixa Terras de Excelência.
O 1.º encontro de antigos alunos da Escola Superior Agrária do IPCB pretende proporcionar momentos de convívio relacionados com a escola e as suas atividades e, ao mesmo tempo, revisitar Castelo Branco, cidade que os acolheu durante um período importante da vida académica e até, em muitos casos, vida profissional. O evento realiza-se por ocasião do feriado de Nossa Senhora de Mércoles e dará origem a uma nova página na rede social Facebook “Alumni ESACB” para integrar todas as atividades e também informação relativa aos antigos alunos.
O projeto PROVERE, Beira Baixa Terras de Excelência tem como promotores o Instituto Politécnico de Castelo Branco e a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, como parceiro o Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior e é cofinanciado pelo programa Centro2020, Portugal2020 e pelos Fundos Europeus Estruturais e de Desenvolvimento. Com a ação 3.5 pretende-se desenvolver uma plataforma de inovação do medronho, em particular na inovação de produtos do fruto e da aguardente, e na ação 3.12 estão a ser desenvolvidos trabalhos na promoção da competitividade empresarial em meio rural com novos produtos na área da inovação alimentar.