Os alunos da licenciatura em Música - variante Instrumento da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB participaram, no dia 11 de fevereiro, no Festival e Concurso de Acordeão – Folefest2018, que decorreu no Salão Nobre da Escola de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa.

À semelhança da edição anterior, os alunos da ESART-IPCB voltaram a alcançar vitórias, ganhando prémios em 3 das 6 categorias a concurso: Acordeão Solo - Categorias A, B, C e D, Música de Câmara nível médio – Categoria E e Música de Câmara nível superior – Categoria F.

Na Prova de Acordeão Solo, Categoria C, o aluno José Pedro Fangueiro brilhou e arrecadou o 1º prémio, que inclui um concerto/gravação na Antena2, concertos na Casa da Música (Porto) em 2019, no Festival de Música de Paços de Brandão e na Temporada 2018 do Conservatório Nacional. O prémio inclui ainda um CD de acordeão, e uma partitura editada original para acordeão solo, para além de um Diploma de Mérito.
Premiada com um CD de acordeão e um valor pecuniário de 150€ foi a aluna da ESART/IPCB, Carolina Paz, que conquistou o 2º lugar na mesma Categoria. Deste prémio também fez parte uma partitura editada original para acordeão solo e um Diploma de Mérito.

Na Prova de Música de Câmara nível superior (Categoria F) o grupo Quartz, constituído por Carolina Ascenção (violino), Tânia Trigo (viola), Diogo Martins (violoncelo) e José Pedro Fangueiro (acordeão) arrecadou o 2º lugar, que consistiu num prémio de valor pecuniário de 200€ e um Diploma de Mérito para cada elemento de grupo.

O aluno da ESART-IPCB, José Pedro Fangueiro foi premiado a triplicar nesta edição, pois também levou para casa o Prémio Melhor Intérprete – Solistas que consiste num valor pecuniário de 100€, concertos na Casa da Música (Porto) em 2019, no Festival de Música de Paços de Brandão em 2018, e na Temporada de Concertos do Conservatório Nacional em 2018, para além de um Diploma de Mérito.