O Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) formalizou no dia 21 de setembro um protocolo de cooperação com o Gabinete de Apoio ao Ensino Superior (GAES) da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), que possibilita a receção de estudantes macaenses nos politécnicos portugueses. O acordo, assinado no Politécnico de Leiria, prevê a utilização dos resultados do exame unificado de acesso às Instituições do Ensino Superior de Macau, de forma a que os estudantes macaenses possam ingressar nos estabelecimentos públicos de ensino superior politécnico afiliados do CCISP.
O acordo estabelece que o GAES disponibilize os resultados dos exames unificados de acesso ao Ensino Superior e emita os devidos comprovativos de realização de exame dos estudantes que pretendam ingressar numa instituição portuguesa de ensino superior politécnico. Ao CCISP compete divulgar os resultados dos exames aos seus afiliados, selecionar os candidatos e notificá-los sobre os resultados das suas candidaturas.
Para o presidente do Politécnico de Castelo Branco, “a assinatura deste protocolo reforça as relações já existentes com as instituições de ensino superior de Macau, e vai permitir a vinda de mais alunos de Macau para os politécnicos portugueses já a partir do próximo ano”. Carlos Maia salienta ainda “a importância que este protocolo pode vir a ter, em termos sociais e económicos, considerando o interesse crescente da China no nosso país” e recordou que “Portugal foi o país da UE onde o investimento chinês teve mais peso entre 2011 e 2015”.
A formalização deste protocolo acontece uma semana depois de o Politécnico de Castelo Branco ter acolhido 25 alunos do Politécnico de Macau, do curso de licenciatura de Ensino da Língua Chinesa como língua estrangeira, que farão o segundo ano do curso na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, regressando depois a Macau para frequentarem o terceiro e o quarto ano do curso.
A cerimónia contou com a presença dos presidentes de várias instituições politécnicas portuguesas, e de uma comitiva do GAES, composta por dirigentes das Instituições de Ensino Superior de Macau, e presidida por Sou Chio Fai.