Curso Técnico Superior Profissional em Gestão e Qualidade Ambiental

Objectivos Gerais

Identificar, avaliar e participar ativamente na implementação de medidas preventivas e corretivas aos problemas ambientais, decorrentes das mais variadas atividades humanas. Executar serviços na área do ambiente, como a prevenção da poluição, o planeamento ambiental, a remediação de locais contaminados, o tratamento de efluentes líquidos e de emissões gasosas, o tratamento e gestão de resíduos sólidos, a monitorização e gestão do ambiente, entre outros.

Plano Curricular

Saídas Profissionais

1 Estudar e avaliar os efeitos da atividade humana no ambiente, nomeadamente, no ar, água, poluição sonora, conservação dos solos, alterações do clima, resíduos tóxicos, esgotamento e degradação dos recursos naturais

2 Desenvolver soluções para proteger, conservar, recuperar, minimizar e prevenir novos danos no ambiente

3 Realizar testes, recolher amostras, executar análises de campo e de laboratório para identificar fontes dos problemas ambientais

4 Avaliar o impacto provável no ambiente de novas atividades e projetos

5 Implementar sistemas de gestão ambiental e certificação nas organizações.

6 Planear estudos de avaliação de impacte ambiental e diagnósticos ambientais e de sustentabilidade.

7 Dinamizar ações de promoção do uso sustentável dos recursos naturais, através da valorização do uso de energias renováveis e outras tecnologias ambientais.

8 Elaborar planos de gestão do território, com base nas tecnologias de informação geográfica.

9 Executar atividades relacionadas com o licenciamento de atividades susceptíveis de gerar impactes negativos no ambiente.

10 Executar atividades relacionadas com a operação de sistemas de tratamento de água de abastecimento, tratamento de águas residuais e resíduos sólidos.

11 Coordenar a operacionalização da gestão de sistemas ambientais e de sistemas de monitorização ambiental

Grau
CTeSP