A Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD), com um percurso de 75 anos, é uma Unidade Orgânica do  Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), que se dedica a valorizar o trabalho dos seus estudantes,  investigadores, docentes e colaboradores. Aqui promovemos a formação intelectual e profissional dos nossos estudantes, criando as condições essenciais para a formação no ensino superior e para a aprendizagem contínua  ao longo da vida. A nossa oferta académica abrange diversos cursos na área da saúde, todos eles consolidados, o  que constitui a nossa principal vantagem competitiva.

Atuamos com autonomia científica e pedagógica, com vista à "qualificação de alto nível dos cidadãos, através da formação de profissionais competentes, a produção e disseminação do conhecimento via investigação e partilha do  saber, a promoção da qualidade de vida através da prestação de serviços à comunidade no âmbito das ciências da saúde, em colaboração com instituições regionais, nacionais e internacionais". Encontramo-nos no Campus da Talagueira, com instalações singulares, laboratórios diferenciados, num ambiente exterior requalificado e numa proximidade estratégica com outras escolas do IPCB.

Detemos uma rede de parcerias, com instituições nacionais e internacionais, possibilitando aos estudantes realizar estágios em várias regiões do país, adquirir experiência em investigação e inovação social em diversas áreas de interesse, além de estudar no estrangeiro. A nossa formação é profundamente ancorada na ciência, com uma forte componente prática na área da saúde. Promovemos a aquisição de competências interpessoais, inovação, ética e empreendedorismo.

Somos reconhecidos pelo nosso serviço à comunidade e pela transferência de conhecimento, e pela forma como os integramos no processo de aprendizagem dos estudantes. Como comunidade académica da ESALD estamos comprometidos em apoiar o desenvolvimento dos estudantes e dos futuros profissionais no âmbito da saúde. O nosso contexto proporciona a exploração de interesses, a aquisição de competências e a constituição de relações duradouras com outros profissionais que partilham a mesma dedicação em fomentar o progresso na área da saúde.

Sejam bem-vindos à ESALD, uma instituição de Qualidade, Referência, Competitividade e Serviço à Comunidade.

A Diretora
Rute Crisóstomo
director.esald@ipcb.pt 

 

Diretora
Professora Adjunta Rute Sofia dos Santos Crisóstomo
director.esald@ipcb.pt
+351 272 340 560

Sub-diretora
Professora Adjunta Veronika Vladimirovna Kozlova
subdirector.esald@ipcb.pt
+351 272 340 560

Compete ao Conselho de Representantes:

  • Eleger e destituir o Director, exigindo os actos de destituição a respectiva fundamentação e aprovação por dois terços dos seus membros;
  • Aprovar o regulamento de eleição do Director;
  • Apreciar e aprovar o plano de actividades, apreciar o relatório anual e formular propostas sobre a orientação e desenvolvimento da Escola;
  • Propor e aprovar a revisão de estatutos da Escola;
  • Elaborar e aprovar um regulamento interno, que deverá ser aprovado por maioria absoluta dos seus membros.

Presidente: Vitor Manuel Barreiros Pinheira - Professor Adjunto

Composição:

Docentes e Investigadores

  • Cláudia Manuela Pereira Córdova Marcos - Professor Adjunto
  • Eugénia Nunes Grilo - Professor Adjunto
  • Isabel Maria de Sousa Lourenço - Professor Adjunto
  • João Fernando de Castro Costa - Professor Adjunto
  • João Luis de Morais de Oliveira Belo - Professor Adjunto
  • João Manuel Nunes Ventura - Professor Adjunto
  • Rute Sofia dos Santos Crisóstomo - Professor Adjunto
  • Veronika Vladimirovna Kozlova - Professor Adjunto

Pessoal Não Docente

  • Edite Barreiros dos Santos - Técnico Superior
  • José Bernardino Ribeiro Pereira - Técnico Superior

Alunos

  • João Francisco dos Santos Cardoso
  • Louna Elisa Landre
  • Gonçalo João Adónis Nogueira
  • Sofia Isabel dos Santos Ressonha

Compete ao Conselho Técnico-Científico:

  • Eleger o seu Presidente de acordo com regulamento a aprovar pelo órgão;
  • Elaborar e aprovar o seu regulamento interno, que será aprovado pela maioria absoluta dos seus membros;
  • Elaborar e aprovar o plano de actividades científicas da Escola;
  • Pronunciar -se sobre a criação, transformação ou extinção de unidades orgânicas do Instituto;
  • Deliberar sobre a distribuição do serviço docente, sujeita a homologação do Director da Escola, nos termos dos estatutos do IPCB;
  • Pronunciar -se sobre a criação de ciclos de estudos e aprovar os planos de estudos dos ciclos de estudos ministrados;
  • Elaborar e aprovar o regulamento de frequência, transição de ano e precedências, ouvido o Conselho Pedagógico;
  • Propor ou pronunciar -se sobre a concessão de títulos ou distinções honoríficas;
  • Propor ou pronunciar -se sobre a instituição de prémios escolares;
  • Propor ou pronunciar -se sobre a realização de acordos e de parcerias internacionais;
  • Propor a composição dos júris de provas e de concursos académicos;
  • Praticar os outros actos previstos na lei relativos à carreira docente e de investigação e ao recrutamento de pessoal docente e de investigação;
  • Pronunciar -se sobre a mobilidade de docentes nas escolas do IPCB;
  • Pronunciar -se sobre todas as questões que lhe sejam submetidas pelo Director da unidade orgânica por sua iniciativa ou por iniciativa dos órgãos competentes do Instituto;
  • Atribuir equivalências e creditação de formações e experiências adquiridas;
  • Propor o número de vagas por curso;
  • Pronunciar -se sobre o reconhecimento de graus e diplomas;
  • Pronunciar -se sobre os pedidos de equiparação a bolseiro, bolsas de estudo, dispensas de serviço docente, participação em projectos e equipas de investigação;
  • Propor a criação ou extinção de Unidades Técnico -Científicas;
  • Apreciar e aprovar os relatórios de actividades das Unidades Técnico-Científicas e coordenadores de curso;
  • Pronunciar -se sobre calendário e horários escolares;
  • Desempenhar as demais funções que lhe sejam atribuídas pela lei ou pelos presentes estatutos.

Presidente: Prof. Coordenador Carlos Manuel Leitão Maia
Vice-presidente: Prof. Adjunto Marisa Regina Reduto Santos Barbeira
Secretário: Prof. Adjunto Alda Maria Pires Silva Mendes

Composição:

  • Prof. Adjunto - Alda Maria Pires Silva Mendes
  • Prof. Coordenador - Ana Maria Baptista Oliveira Dias Malva Vaz
  • Prof. Coordenador - Ana Paula Gonçalves Antunes Sapeta
  • Prof. Adjunto - Ana Paula Pires Rodrigues Belo
  • Prof. Coordenador - Carlos Manuel Leitão Maia
  • Prof. Adjunto - Cláudia Manuela Pereira Córdova Marcos 
  • Prof. Adjunto - Eugénia Nunes Grilo
  • Prof. Adjunto - Isabel Maria de Sousa Lourenço 
  • Prof. Adjunto - João Luís Morais de Oliveira Belo
  • Prof. Adjunto - João Manuel Nunes Ventura
  • Prof. Adjunto - Jorge Salvador Pinto de Almeida 
  • Prof. Coordenador - José Manuel Preto Ribeiro
  • Prof. Adjunto - Lucinda Sofia Almeida Carvalho
  • Prof. Coordenador - Maria Emília Bengala Duarte
  • Prof. Coordenador - Maria Fernanda Neto Saraiva Ribeiro Cruz
  • Prof. Adjunto - Marisa Regina Reduto Santos Barbeira 
  • Prof. Coordenador - Nuno do Carmo Antunes Cordeiro
  • Prof. Adjunto - Rute Sofia dos Santos Crisóstomo
  • Prof. Adjunto - Veronika Vladimirovna Kozlova

Compete ao Conselho Pedagógico:

  • Pronunciar -se sobre as orientações pedagógicas e os métodos de ensino e de avaliação;
  • Promover a realização de inquéritos regulares ao desempenho pedagógico da Escola e a sua análise e divulgação;
  • Promover a realização da avaliação do desempenho pedagógico dos docentes, por estes e pelos estudantes, e a sua análise e divulgação;
  • Apreciar as queixas relativas a falhas pedagógicas, e propor as providências necessárias;
  • Aprovar o regulamento de avaliação do aproveitamento dos estudantes;
  • Pronunciar -se sobre o regime de prescrições;
  • Pronunciar -se sobre a criação de ciclos de estudos e sobre os planos dos ciclos de estudos ministrados;
  • Pronunciar -se sobre a instituição de prémios escolares;
  • Propor o calendário escolar, o horário das tarefas lectivas e os mapas de exames da Escola;
  • Articular -se com o provedor do estudante;
  • Elaborar e aprovar o seu regulamento interno que será aprovado pela maioria absoluta dos seus membros;
  • Exercer as demais competências que lhe sejam conferidas pela lei ou pelos presentes estatutos.

Presidente: João Manuel Nunes Ventura, Professor Adjunto
Vice-presidente:Claúdia Manuela Pereira Córdova Marcos, Professora Adjunta
Secretário: Lucinda Sofia Almeida Carvalho, Professora Adjunta

Composição:

Docentes

  • Ângela Sofia Lopes Simões, Professora Adjunta
  • António Júlio Apóstolo Pereira Coutinho, Professor Adjunto
  • Claúdia Manuela Pereira Córdova Marcos, Professora Adjunta
  • João Fernando de Castro Costa, Professor Adjunto
  • João Manuel Nunes Ventura, Professor Adjunto
  • Lucinda Sofia Almeida Carvalho, Professora Adjunta

Alunos

  • Andreia Teixeira Marques, 3º ano, Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais (CBL)
  • João Francisco dos Santos Cardoso, 3º ano, Licenciatura em Enfermagem (ENF)
  • Maria Catarina Alves André, 2º ano, Licenciatura em Fisiologia Clínica (FC)
  • Guilherme André dos Santos Videira, 3º ano, Licenciatura em Fisioterapia (FT)
  • Ana Margarida Roque Garcia de Sousa Valério, 3º ano, Licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia (IMR)
  • Tatiana Serra Fonseca, 1º ano, Mestrado em Cuidados Paliativos (M-CP)