A Escola Superior de Artes Aplicadas, criada no âmbito do Instituto Politécnico de Castelo Branco, IPCB, pelo Decreto-Lei n.º 355/90 de 10 de Novembro, surgiu como um instrumento de modernização e desenvolvimento das empresas da região de Castelo Branco, dando assim resposta a um anseio várias vezes manifestado pelas forças vivas da região.

Pretendeu-se, com a sua criação, reforçar o tecido produtivo através de uma acção tripartida, ou seja, através da formação de técnicos qualificados de nível superior, da realização de projectos de investigação e da prestação de serviços de apoio técnico-científico à comunidade.

A Unidade Orgânica iniciou funções com a leccionação de 4 cursos de licenciatura: Design Gráfico, Design de interiores, Design de Moda e Têxtil, Música variante Instrumento e Formação Musical.

A Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco (ESARTCB) nasceu em 1999 iniciando as suas primeiras actividades na Escola Superior Agrária e no Cineteatro de Castelo Branco.

A Escola Superior de Artes Aplicada é uma das seis Escolas do IPCB e está situada junto à Nossa Senhora de Mércules, numa zona afastada do centro da cidade.

O campus da ESARTCB ocupa uma área total de 20.000m2, repartindo-se a sua área construída por 5 blocos com diferentes funções e área de conhecimento, formando um conjunto harmonioso e inserido na paisagem envolvente. Para apoio das actividade desportivas a Escola possui um campo polidesportivo que está localizado junto à Escola Superior Agrária.    

Actualmente, a oferta formativa é bastante diversificada, incluindo Cursos de Especialização Tecnológica (CET's), Licenciaturas, Mestrados, Cursos de Formação Certificada e Cursos de Curta Duração.