Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor


Objectivos Gerais

  • Dar resposta às necessidades de formação, com agentes educativos capazes de responder às mudanças resultantes de uma Escola que se quer para todos
  • Dinamizar em termos de serviços e conceções psicoeducacionais, o campo da educação Especial
  • Desenvolver nos agentes educativos competências para o despiste, avaliação, planeamento e intervenção educativa em crianças / jovens com necessidades educativas especiais, especialmente no Domínio Cognitivo e Motor
  • Dar apoio ao aprofundamento de competências de construção e gestão diferenciada do Currículo para crianças/jovens com problemas cognitivos e motores
  • Preparar os agentes educativos para funções de conceção, planeamento e intervenção em estruturas e serviços que permitam um melhor atendimento a crianças/jovens com necessidades educativas especiais
  • Desenvolver a capacidade para promoverem a integração e a dignificação da pessoa com necessidades educativas especiais, como cidadãos activos.

Plano Curricular

Saídas Profissionais

  • Serviços do Ministério da Educação de atendimento a crianças com necessidades educativas especiais.
  • Exercício de funções docentes em Escolas de Ensino Especial.
  • A prática de investigação pedagógica e a gestão de coordenação de serviços de cariz interdisciplinar, no âmbito da Educação Especial.
  • Integrar equipas interdisciplinares em Hospitais, Centros de Saúde e Centros de Reabilitação.
  • Assessorar e apoiar os centros de formação das associações de escolas da região.
Curso acreditado como formação especializada em Educação Especial – domínio cognitivo e motor
Dá acesso ao concurso para a contratação de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário para o GRUPO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - 910.

Mais se certifica que, para os devidos efeitos previstos no Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, o presente curso releva como curso de formação especializada em Educação Especial – domínio cognitivo e motor para Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário, profissionalizados que à data de entrada no curso tenham pelo menos 5 anos de serviço docente.

Para efeitos de aplicação do nº3 do artigo 14º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, o curso releva para a progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Grau
Mestrado
Nível EQF / ISCED
7 / 7
Código Escola / Curso
3052 / 6293
Unidade orgânica
Escola Superior de Educação
Regime
Diurno
ECTS
120
Coordenador
Maria Helena Mesquita