Pós-Graduação em Administração Escolar


Objectivos Gerais

 

  • Qualificar para o exercício da administração escolar no que respeita às funções de direção e de gestão das escolas e agrupamentos;
  • Capacitar para a utilização fundamentada de modelos, métodos e técnicas de planeamento e gestão educacional e organizacional das escolas e agrupamentos;
  • Desenvolver capacidades e atitudes de análise crítica, de investigação e difusão de conhecimento sobre processos e práticas de organização, liderança e gestão administrativa e pedagógica dos estabelecimentos de educação e de ensino;
  • Capacitar para a liderança de processos de inovação e de projetos educacionais e organizacionais.
  • Desenvolver capacidades de conceção, gestão e avaliação de projetos de formação com motivações individuais e organizacionais, procurando o desenvolvimento e inovação educacionais;
  • Promover a utilização de instrumentos tecnológicos e técnicos necessários a uma administração e gestão de qualidade.

Acreditação pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC).

Plano Curricular

Saídas Profissionais

O Curso Especialização pós-graduada em Administração Escolar visa capacitar os seus destinatários para o desempenho de um leque de funções:
  • Direção de agrupamentos de escolas ou escolas não integradas públicas e privadas;
  • Direção de centros de formação;
  • Cargos de gestão e liderança intermédia;
  • Assessoria aos órgãos de administração e gestão das escolas, dos conselhos locais de educação e dos centros de formação das associações de escolas.
  • Funções de administração educacional em servição centrais e regionais do ministério da educação e em serviços municipais de educação.
Grau
Pós-Graduação
Código Escola / Curso
3052 / 3006
Unidade orgânica
Escola Superior de Educação
Regime
Pós-Laboral
ECTS
60
Coordenador
Valter Lemos