O Instituto Politécnico de Castelo Branco criou, há cerca de 26 anos, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTIG) - Decreto-Lei n.º 355/90, de 10 de Novembro -, em Idanha-a-Nova. As instalações foram cedidas pela Câmara Municipal. Iniciou as suas atividades, em Outubro de 1991, com os cursos de Contabilidade de Gestão Financeira e Contabilidade e Gestão de Pessoal.

No ano de 1997, é extinta a ESTIG e são criadas duas novas escolas; uma na área das Tecnologias, sediada em Castelo Branco, e a Escola Superior de Gestão, em Idanha-a-Nova (ESG). O ano de 2002 marca a história da instituição com a aprovação dos Estatutos deste estabelecimento de Ensino. É criado o curso de Marketing e de Recursos Humanos; no ano de 2004, a área do Direito, com a Licenciatura em Solicitadoria, começa a ser oferecida na escolar. Em 2005 e 2006, a ESG alarga a sua área de formação para o Turismo e Hotelaria.

Em 2012, vê as suas instalações aumentadas com a permissão de utilização do Restaurante Pedagógico Sra da Graça, propriedade da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.

Em 2015, numa parceria com a Autarquia e o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento, cria o Monsanto GeoHotel Escola.

No contexto atual, a construção de uma dimensão internacional do Ensino Superior de qualidade e competitividade, suscetível de atrair estudantes de outros continentes, impôs-se.

A qualidade do ensino, essencial para o sucesso competitivo, centra-se no trabalho do aluno, nas competências que deve adquirir, ao longo da formação. Por isso promovemos sinergias que consolidem a Sociedade do Conhecimento, desenvolvendo esforços convergentes para valorar o Ensino Superior e a Investigação, para inovar,  preservando a diversidade.

A experiência acumulada gera oportunidades de desenvolvimento. O balanço é positivo; garantimos uma oferta de formação de qualidade e um intercâmbio que guindou a Escola a um estatuto de parceria privilegiada em projetos de desenvolvimento local e regional. A interioridade não é um estigma. É, antes, um emblema, se privilegiarmos as vantagens que decorrem de vivências possíveis aqui e agora. A modernidade não é incompatível com o interior, antes alicerça, nestas raízes a capacidade de abertura que desejamos e estimulamos.

A ESG é uma escola com memória, com história e identidade. O tempo em que vivemos apela à definição de ações que se pautem pelo rigor e pela pertinência.

Atualmente leciona cursos técnico superiores profissionais, de licenciatura, de pós graduação (presencial e a distância) e de mestrado.