A iniciativa Hack The Planet decorre nos dias 23 e 24 de maio na Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova do IPCB.
Trata-se de uma parceria da BGI com o EIT Climate - KIC Portugal hub - Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (https://www.bgi.pt/eit-climate-kic), que tem como principal missão criar crescimento sustentável, adaptado às alterações climáticas.
Integrando a educação, o empreendedorismo e a inovação, a atividade visa criar ideias e projetos que ajudem a suster/combater as alterações climáticas, com foco na economia de carbono Zero.
A BGI é uma aceleradora de start-ups de base tecnológica, ao estilo americano, de classe mundial, do programa MIT Portugal. A BGI tem sede em Lisboa (Portugal), realizando algumas atividades do seu programa de aceleração em Cambridge. Sendo um acelerador de inovação, concentra-se em 4 verticais: Soluções de Dispositivos Médicos e Saúde IT, Smart Cities e Indústria 4.0, Enterprise IT & Smart Data e Economia da Água.
O concurso será aberto a todos os alunos que queiram responder aos desafios e apresentar ideias. As inscrições estão abertas até ao dia 22 de maio através do email esg@ipcb.pt.
Durante o hackathon, com duração de dois dias, os estudantes terão formação com mentores, professores, start-ups  sobre áreas relativas à agricultura sustentável, economia circular, reciclagem (articulação com Produções Boom, Sementes Vivas, Hortas de Idanha e outros), turismo rural, produtos endógenos e digitalização da agricultura, de forma a adquirir competências capazes de responderem a desafios propostos por produtores ou empresas locais em 48 horas.
A organização está a cargo do Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional do IPCB (CEDER) e da ESGIN/IPCB."