O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) acaba de assinar um protocolo de cooperação com a Câmara Municipal de Bissau (CMB).
O protocolo tem por objetivo estabelecer bases de cooperação entre a Câmara Municipal de Bissau e o IPCB nos domínios da formação, concedendo vagas a alunos do município de Bissau, com ensino secundário completo, para ingresso em cursos de licenciatura em funcionamento no Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Carlos Maia, Presidente do IPCB salientou a satisfação e a importância da assinatura deste protocolo “que se insere na estratégia de internacionalização do IPCB e consiste em alargar à Guiné-Bissau a cooperação já existente entre o IPCB e vários países. Prevê-se a vinda de alunos da Guiné-Bissau para o IPCB já no próximo ano letivo de 2018/19 e é com grande satisfação que iremos colaborar na qualificação dos jovens guineenses, jovens oriundos de um país com potencialidades, mas que ainda apresenta alguns défices estruturais, como a falta de saneamento básico em algumas regiões e elevadas taxas de mortalidade infantil.”
O Presidente da Câmara Municipal de Bissau (CMB), Baltazar Cardoso, referiu que a qualificação dos cidadãos Guineenses constitui um dos principais objetivos da Republica da Guiné-Bissau e que a responsabilidade e o comprometimento da Câmara Municipal de Bissau no desenvolvimento da sua região e do país passa pela fixação de cidadãos qualificados. Baltazar Cardoso refere, que com a assinatura deste protocolo pretende prestar um maior apoio aos estudantes proporcionando-lhes mais e melhores condições para a prossecução dos seus estudos.
Após a assinatura do protocolo, a comitiva visitou as instalações da Escola Superior Agrária e da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB, e esteve presente numa reunião de cortesia na Câmara Municipal de Castelo Branco.
Estiveram presentes na assinatura do protocolo, Carlos Maia, Presidente do IPCB; Nuno Castela, Vice-Presidente do IPCB, Baltazar Alves Cardoso, Presidente da Câmara Municipal de Bissau; João Manuel Vaz, Diretor de Gabinete da CMB e um representante da Câmara Municipal de Bissau.