Foram necessárias 3 vitórias consecutivas, frente às equipas do Instituto Politécnico de Santarém, da Universidade da Beira Interior e da Universidade de Évora, para apurar a equipa de basquetebol do Instituto Politécnico de Castelo Branco para as finais do campeonato universitário de basquetebol, a realizar em Aveiro, de 16 a 20 de abril.
A equipa do IPCB, composta por alunos amadores, foi capaz de ultrapassar jogadores semiprofissionais de equipas universitárias federadas. Foi um feito muito celebrado pelos alunos do IPCB, que se esmeraram, sofreram, ultrapassaram em muito as suas expectativas e até as suas capacidades, comparativamente com a qualidade dos adversários.
Foram muito dignos ao representar a instituição ao mais alto nível, lutando e sacrificando-se para poder colocar o IPCB entre as melhores instituições do ensino superior de Portugal em Basquetebol.
A equipa do IPCB é constituída pelo treinador e professor da Escola Superior de Educação João Rocha, pelo coordenador de desporto Rui Paulo, pelo diretor de equipa Diogo Guiomar, aluno da ESE-IPCB, e pelos jogadores João Carpinteiro, Diogo Cruz e Guilherme Farias, da ESE-IPCB, Pedro Costa da ESALD-IPCB, Alberto Gigosos, aluno ERASMUS também na ESALD-IPCB, Hélio Correia, Jorge David, Edson Salvador, Marvin Soares, Geoffrey Spencer, Miguel Lopes e José Cruz da EST-IPCB.
Esta é também uma conquista de todos os alunos/ atletas que treinam de forma regular com a equipa e que com o seu esforço muito ajudam a elevar a qualidade do trabalho realizado nos treinos.