Academia Cisco

Uma Academia Cisco é um centro técnico de formação especializado em redes. Esta formação tem uma forte componente prática, sendo suportada na teórica por um extensivo programa de e-learning que disponibiliza aos alunos a capacidade de compreenderem as tecnologias da Internet, essenciais numa economia global. A Academia Cisco disponibiliza conteúdos na Internet, assistência online, análise de desempenho para cada aluno, aulas práticas em laboratório, formação, apoio a instrutores e preparação para as normas e certificações da indústria. A Academia Cisco disponibiliza diversos cursos de formação sendo as formações CCNP, Network Security, Voice over IP, Fundamentals of Wireless LANs e CCNA, as mais conhecidas em todo o mundo.

Centro Interdisciplinar de Línguas, Culturas e Educação

O IPCB através do Centro Interdisciplinar de Línguas, Culturas e Educação oferece serviços de qualidade elevada na área do ensino de línguas estrangeiras, incluindo o português como língua estrangeira, serviços de tradução e de assessoria linguística a eventos.

Ensino a Distância

Enquadrado no protocolo de cooperação entre o Instituto Politécnico de Castelo Branco e a Universidade Aberta, iniciaram-se no ano letivo 2015/16 os primeiros cursos de pós-graduação lecionados em regime de ensino a distância. A formação a distância irá permitir aos estudantes uma maior liberdade e autonomia na gestão do tempo, uma vez que permite aos estudantes realizar as atividades académicas a partir de qualquer espaço, com maior comodidade e sem a necessidade de deslocações ou cumprimento de horários rígidos. A frequência dos cursos de Pós-Graduação a Distância implica o pagamento de 1500€/ano. Os cursos de Pós-Graduação a distância são: Pós-Graduação em Reabilitação Sustentável de Edifícios (EST) Pós-Graduação em Gestão de Negócios (ESGIN) Pós-Graduação em Proteção Civil (ESACB)

Formação Continua de Professores

A Escola Superior de Educação (ESECB) é uma entidade formadora acreditada pelo Conselho Científico e Pedagógica da Formação Contínua (CCPFC). Neste âmbito, encontra-se a ESECB a preparar um conjunto diversificado de ações de formação em diversas modalidades previstas no Regime Jurídico da Formação Contínua (Decreto-Lei nº. 22/2014, de 11 de fevereiro). Na Oferta Formativa inclui-se ainda ações de formação para o pessoal não docente das instituições com quem a ESECB tem protocolos de colaboração.

Formação de docentes e outros agentes de educação e formação

Este projeto visa fundamentalmente formar docentes do Instituto Politécnico de Castelo Branco e outros agentes de educação, designadamente docentes de Escolas Profissionais e Agrupamentos de Escolas com cursos Profissionais, e dotar estes com as competências necessárias para poderem ser “facilitadores” na implementação de projetos que visam a resolução de problemas apresentados pelas empresas. Como tal, o IPCB pretende capacitar os seus docentes e investigadores para facilitação de projetos de cocriação, que envolvam o tecido empresarial e as entidades públicas e sociais da região.

Palo Alto Networks

A empresa Palo Alto Networks é um dos principais players mundiais na área das firewalls de próxima geração. A academia Palo Alto do IPCB providencia formação especializada na área da cibersegurança, recorrendo às mais recentes e inovadores tecnologias desenvolvidas por esta empresa. A formação engloba vários cursos, desde cursos introdutórios a cursos avançados. Estes cursos baseiam-se em conteúdos online e atividades práticas em laboratório, tendo como resultado final uma certificação.