A Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD), do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), no âmbito da Área Científica de Enfermagem, realiza em Castelo Branco, nos dias 23 e 24 de novembro, o IV Congresso Cuidar e Qualidade de Vida (CQVida 2017), com a temática “O Adulto nas suas plenitudes e nas suas vulnerabilidades”.
Destinado a estudantes e profissionais de saúde/educação com interesse técnico e científico no tema, pretende-se com este congresso a partilha de conhecimentos sobre o cuidar da pessoa durante a sua fase de vida adulta em plenitude (da juventude à velhice) e com as suas circunstâncias específicas pessoais, sociais e profissionais, tendo em conta uma abordagem individual, familiar e comunitária.
O dia 23 de novembro destina-se a Workshops (Investigação-Ação na Comunidade; Relaxamento Terapêutico; Inaloterapia; Língua Gestual Portuguesa), às Comunicações Livres Orais, realizados na ESALD, assim como à sessão solene de abertura do Congresso (auditório 1 da ESALD) e ao jantar convívio.
O dia 24 de novembro decorre no auditório da Escola Superior de Tecnologia do IPCB, com as várias intervenções dos preletores convidados, dos quais destacamos no período da manhã a Conferência de Abertura “O adulto na sua plenitude e nas suas vulnerabilidades” com a Professora Doutora Felismina Mendes da Universidade de Évora; a 1ª Mesa: “O adulto como ser aprendente: educar para capacitar” com a participação e apresentação de Projetos de Intervenção com adulto de 3 UCC a da Associação UCC; e a Conferência temática “Pesquisa em Saúde com adultos: informadores, cobaias ou participantes?” com a Professora Doutora Irma Brito (Enfermeira, Professora na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra). No período da tarde a 2ª Mesa: “O adulto como ser atuante: capacitar para agir” com a participação e apresentação de Projetos de Intervenção com adultos de 4 UCC; e a Conferência de Encerramento com o tema “Enfermagem do Adulto: desafios e constrangimentos” com o Enfermeiro Especialista Manuel Oliveira, membro da Comissão Nacional de Reforma dos Cuidados de Saúde Primários. 
As mesas redondas terão como moderadores Professores da Área Científica de Enfermagem e enfermeiros de Instituições com quem a ESALD mantém parcerias.
Inscrições e mais informações em: http://cqvida2017.ipcb.pt

Partilhe