Segundo as conclusões do X Congresso Ibérico sobre Recursos Genéticos Animais, realizado na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco de 15 a 17 de setembro, Portugal e Espanha registam um total de 321 raças autóctones de animais de produção em que a maioria está ameaçada de extinção.
Nuno Carolino, presidente da Sociedade Portuguesa de Recursos Genéticos Animais (SPREGA), comentou, em entrevista, que existem em Portugal 51 raças autóctones de animais de produção pertencentes às espécies bovina, ovina, caprina, equina, asinina, suína e de galinhas.
 O X Congresso Ibérico foi, também, apoiado pela Sociedade Espanhola para os Recursos Genéticos Animais (SERGA), da qual é presidente Miguel Fernandez, que considerou que a partir deste congresso serão celebradas algumas iniciativas de desenvolvimento conjunto na Península Ibérica, tais como a promoção de uma marca conjunta que valorize os produtos de animais de raças autóctones.
Estiveram presentes 180 congressistas de Portugal, Espanha, Itália e América do Sul (Brasil e Equador) e foram apresentados 110 trabalhos científicos, relacionados com os recursos genéticos animais, entre outros, sobre caracterização genética, produtiva e demográfica, programas de gestão, conservação, melhoramento e comercialização de raças e produtos relacionados, biotecnologias reprodutivas, entre outros. Registou-se uma grande adesão de jovens investigadores e estudantes, antevendo-se uma forte dedicação a estes temas num futuro próximo.
De salientar que, durante o congresso foi realizada uma mesa redonda dedicada ao tema “Valorização e sustentabilidade dos recursos genéticos animais” com transmissão em direto pela Beira TV que pode ser visualizado em  https://www.youtube.com/watch?v=xZnAv1UWJrE. Como novidade, realçamos o interesse suscitado pelas raças autóctones no meio artístico e nos media, com participação de um ilustrador científico e de um fotógrafo/realizador profissionais.
Foram ainda projetados diversos filmes sob o tema “90 segundos com uma raça autóctone”, nomeadamente respeitantes a 6 raças de bovinos, 5 de caprinos, 1 de equinos, 4 de ovinos e 2 de suínos. Estes filmes estão disponíveis e podem ser visualizados em http://www.sprega.com.pt/conteudo.php?idm=76&lang=pt
A organização agradece à Câmara Municipal de Castelo Branco pelo apoio incondicional ao evento, bem como o apoio de inúmeros patrocinadores.
 Para qualquer informação adicional, pode consultar o site http://www.sprega.com.pt

Partilhe