Concluídas todas as fases de candidatura ao ensino superior para o ano letivo de 2017/18, entraram no Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) nos cursos de licenciatura 986 alunos, sendo 560 provenientes do concurso nacional de acesso, 62 do concurso local e 364 vindos de outros regimes, o que perfaz uma taxa de ocupação de 104,0% das 948 vagas colocadas a concurso. É o quinto ano consecutivo em que se verifica um aumento do número de alunos que ingressam no IPCB.
O presidente do IPCB, Carlos Maia, manifesta-se “satisfeito com o aumento que se tem verificado. Apesar de algumas oscilações do número de candidatos e do número de colocados que se tem verificado a nível nacional, no IPCB temos assistido nos últimos anos a um acréscimo sistemático do número de alunos matriculados”.
No IPCB também o número de estudantes internacionais teve um aumento significativo no presente ano letivo, ao matricularem-se 151 estudantes, o dobro do ano letivo anterior.
Este aumento é muito positivo e resulta de uma aposta continuada que o IPCB tem feito em vários países, com maior expressão nos países africanos de língua oficial portuguesa. Estudam neste momento nas Escolas do IPCB alunos de 38 nacionalidade e de 4 de continentes.
Relativamente às outras ofertas formativas, matricularam-se no presente ano letivo nos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) 232 novos alunos e nas Pós-graduações e Mestrados 261. Considerando todas as ofertas formativas, entraram no IPCB no presente ano letivo 1479 novos alunos.