O Instituto Politécnico de Castelo Branco foi o anfitrião da 2.ª reunião do Projeto MOVELETUR – Mobilidade Elétrica em Espaços Naturais, projeto Interreg, liderado pela Fundación Patrimonio Natural de Castilla y León, que se realizou nas Termas do Cró – Sabugal, junto à Reserva Natural Serra da Malcata.
Os trabalhos incluíram a apresentação do relatório de benchmarking e as fichas de boas práticas, com identificação das ações desenvolvidas na União Europeia, de acordo com itinerários, e a utilização de veículos elétricos em espaços naturais. Um dos pontos-chave do projeto é a criação de itinerários de mobilidade elétrica, tendo-se apresentado um estudo de viabilidade da futura rede de pontos de recarga, que será estruturada em função do tour elétrico que realizarão os veículos elétricos.
A seleção dos veículos elétricos que serão adquiridos para o projeto foi tratada em profundidade, avaliando-se os aspetos técnicos necessários para colocar em andamento os itinerários. As bicicletas elétricas complementam as opções de transporte pelos itinerários previstos.
Segue-se uma apresentação do projeto pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco, e em nome do consórcio, no dia 22 de novembro, na 2.ª edição da Conferência Internacional de Economia Circular (CIEC), na Maia.

Sobre o projeto
O MOVELETUR visa promover um modelo de utilização pública sustentável e limpo para os visitantes de áreas naturais transfronteiriças para o qual será desenvolvida uma rede de itinerários turísticos 'verdes' que liguem, utilizando veículos elétricos, os locais de valor natural e cultural destas áreas. O investimento total é de 900.000 Euros, dos quais cerca de 700.000 Euros serão disponibilizados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no âmbito do Programa INTERREG Espanha-Portugal (POCTEP).
Além da Fundación Patrimonio Natural de Castilla y León (beneficiário principal) e do Instituto Politécnico de Castelo Branco, o projeto conta com os parceiros Ente Regional de la Energía de Castilla y León, Diputación de Ávila, Câmara Municipal de Bragança, Agência de Energia do Oeste Sustentável, a Associação de Desenvolvimento do Alto Tâmega e Barroso. O Projeto tem uma duração prevista de 18 meses.