Ano Letivo 2017/18

 - Despacho de Matrícula/Inscrição: [ver despacho]
 -
Inicio das atividades letivas:

  • Licenciaturas e CTeSP [ 18 de setembro ]
  • Mestrados e Pós-Graduações - consulte calendário escolar (a divulgar brevemente)

Alunos com inscrição pela 1ª vez  

Períodos de inscrição:

Candidatos colocados pelo CNA (DGES):

  • 1ª Fase - 11 a 15 de setembro 2017
  • 2ª Fase - 28 setembro a 02 de outubro 2017   - a partir das 09:00h do dia 28/09
  • 3ª Fase - 13 a 17 de outubro 2017

Candidatos colocados pelo Concurso Local Acesso (Música):

  • 1ª Fase - 11 a 14 de setembro 2017
  • 2ª Fase - 3 a 5 de outubro 2017

Candidatos colocados pelos CTeSP:

  • Fase Única -  15 a 18 de Setembro de 2017

Candidatos colocados pelos Concursos Especiais, Mudança Par Instituição/Curso e Reingresso:

  • Fase Única -  15 a 18 de Setembro de de 2017


Documentos necessários:

  • Cópia atualizada do documento de identificação (CC/BI, etc) [em .pdf]
  • Fotografia tipo passe [em .jpg]
  • Pré-requisito (para o curso de Desporto e cursos da ESALD) [em .jpg] - consulte aqui mais informação 

Inscrição On-line:

O registo é feito Online em: http://signup.ipcb.pt
A  matricula/inscrição é feita Online no Portal Académico (http://academicos.ipcb.pt).
Caso pretenda deslocar-se à Escola e fazer aí a sua inscrição, deverá trazer os documentos necessários já digitalizados (numa pen ou no seu email) 
Consulte o manual de apoio à inscrição.

No ato de inscrição deve ser paga a Taxa de Matrícula/Inscrição (25€) e a 1ª prestação da Propina (ou a sua totalidade)
Consulte o manual de tesouraria para pagamento de emolumentos/propinas.

Para esclarecimento de dúvidas, contacte os Serviços Académicos

Alunos com inscrição no ano letivo anterior

Períodos de inscrição:

Alunos sem inscrição em Exames de Época de Finalista/TE:

  • de 21 de agosto a 08 de setembro 2017

Alunos com inscrição em Exames de Época de Finalista/TE:

  • de 20 a 27 de setembro 2017

Nota: A inscrição fora dos prazos indicados (exceto em situações justificáveis), implica o pagamento de atos fora de prazo, previstos na tabela de emolumentos, devendo contactar os Serviços Académicos.

Documentos necessários:

  • Cópia atualizada do documento de identificação (CC/BI, etc) [em .pdf]
  • Fotografia tipo passe [em .jpg]

Inscrição On-line:

A  inscrição é feita On-line no Portal Académico (http://academicos.ipcb.pt).
Caso pretenda deslocar-se à Escola e fazer aí a sua inscrição, deverá trazer os documentos necessários já digitalizados (numa pen ou no seu email) 
Consulte o manual de apoio à inscrição.

No ato de inscrição deve ser paga a Taxa de Matrícula/Inscrição (25€) e a 1ª prestação da Propina (ou a sua totalidade)
Consulte o manual de tesouraria para pagamento de emolumentos/propinas.

Nota: No caso de inscrição em ECTS Adiantados (14€ / ECTS), estes serão calculados posteriormente à inscrição (possivelmente no mês de outubro), ficando disponíveis  na área de Tesouraria do aluno. Para informação adicional consulte a página: http://www.ipcb.pt/sa/faq - ponto 9 do separador "MATRÍCULAS/INSCRIÇÕES e RENOVAÇÕES"

Para esclarecimento de dúvidas, contacte os Serviços Académicos

Informação sobre alguns Prazos que deve ter em consideração

Alteração de inscrições:

Após ter efetuado a inscrição, o aluno pode solicitar a alteração da inscrição nas seguintes situações:

  • 5 dias úteis após a divulgação dos horários;
  • 5 dias úteis após o lançamento de creditações.

Pedido efetuado On-line no Portal Académico - em Requerimentos

Pedido de Estatutos:

  • Consultar regulamentos específicos (devendo ser solicitado todos os anos letivos).

Pedido efetuado On-line no Portal Académico - em Requerimentos

Pedido de Creditações:

  • até 15 dias úteis após o inicio do ano letivo (ou da matrícula em casos especificos);
  • Consulte mais informação na página de FAQ's 

O pedido é efetuado PRESENCIALMENTE.

O local de entrega da documentação é:

  • Serviços Académicos do IPCB  (para alunos da ESACB, ESART, ESALD, ESECB e ESTCB).
  • Serviços Académicos da ESGIN (para alunos da ESGIN).

Deve ser preenchido o Requerimento de Creditação, anexando toda a documentação necessária.

Consulte aqui o Regulamento de Creditação.

Inscrição em Exames:

A  inscrição é feita On-line no  Portal Académico  
Na página  Calendário de exames consulte o calendarização de inscrições. 

Pagamento de ECTS Adiantados:

O cálculo dos ECTS Adiantados é feito posteriormente à inscrição e ficará disponivel  ao aluno (no mês de outubro) na sua área de Tesouraria do  Portal Académico  

Para esclarecimento de dúvidas, contacte os Serviços Académicos