A Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB, assinala no dia 28 de abril o “Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho 2017”, com a realização do evento “Segurança em Imagiologia Médica”, organizado pelos docentes e alunos das licenciaturas em Radiologia e em Imagem Médica e Radioterapia.
Toda a atividade profissional comporta risco para a saúde dos trabalhadores e as profissões afetas à área da Saúde não são exceção. O trabalho realizado pelos enfermeiros, pelos médicos, pelos técnicos de Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear, entre outros, expõe os profissionais a variados perigos, sendo de crucial importância avaliar os riscos associados, pois se as condições de segurança não forem devidamente acauteladas, poderão resultar no deterioramento da saúde humana. O ruído laboral será uma das temáticas abordadas.
Constituída por 3 palestras, esta sessão realiza-se no Auditório 1 da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco, com a seguinte ordem de trabalhos:
14:00 – O PAPEL DA ACT NA COMUNIDADE - Ernesto Marques (Técnico Superior ACT - Autoridade para as Condições do Trabalho - Centro Local da Beira Interior)
14:30 – O RUÍDO NO LOCAL DE TRABALHO: O CASO DA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA - João Costa (Técnico Superior de Segurança e Higiene do Trabalho; Técnico de Radiologia; Coordenador da licenciatura em Radiologia e em Imagem Médica e Radioterapia da ESALD)
15:00 – A IMPORTÂNCIA DOS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - Pedro Miguel Piedade Santos (Técnico Superior de Segurança e Higiene do Trabalho; Engenheiro Civil; Director Operacional - Low Edge Consult, Lda.)