A Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova (ESGIN) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) acaba de realizar a V Feira de Emprego e Empreendedorismo, que teve como público preferencial jovens empreendedores que, num curto espaço de tempo, pretendam entrar no mercado de trabalho, bem como a população que se encontra em situação de desemprego.
A sessão de Abertura contou com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, do Vice-Presidente do Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova, Alberto Gonçalves e da Diretora da ESGIN/IPCB, Ana Rita Garcia.
A edição de 2018 incluiu dois painéis, “Da Formação ao Mercado de Trabalho: Competências e Desempenho” e “Empreendedorismo: a Construção do Próprio Emprego”.
O primeiro painel, moderado por Sara Brito Filipe (ESGIN/IPCB), contou com as intervenções de Tânia Pereira (ADECCO), Luís Ribeiro (Solicitador) e Catarina Pereira (CMCD), tendo sido debatidas as dificuldades encontradas aquando da procura do 1º emprego, as caraterísticas que os empregadores procuram, as perspetivas dos profissionais, entre outros.
No segundo painel, que contou com a moderação de Luís Farinha (ESGIN/IPCB) e com as participações de Adelino Gameiro (AEBB), Cláudia Carocha (BGI), Paulo Pinto (ADRACES/CETEIS) e António Daniel Santos (Turismo de Portugal), foi debatido o dinamismo que caracteriza o mercado laboral atual, seja ele o português ou qualquer outro num dos cantos do nosso planeta, e que transformou a forma de encarar o emprego. Existem ainda pessoas que não desistem de vingar no seu país e que lutam contra o negativismo instalado nos planos económico e financeiro, que se apoiam numa filosofia de empreendedorismo para gerarem as suas próprias fontes de rendimento. Enveredar pela via da criação do seu negócio implica muita ponderação, investigação, planeamento e sobretudo determinação.
O encerramento ficou a cargo de Alfredo Vasconcelos, numa sessão de motivação para jovens, em que abordou vários aspetos ligados à criação, desenvolvimento e constante inovação do BOOM FESTIVAL.