A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco marcou presença no  X Congresso internacional de Agroecologia.
Os docentes da ESACB-IPCB, Fernanda Delgado e Carlos Reis, apresentaram trabalhos sobre esta temática, tendo a docente Fernanda Delgado integrado não só a Comissão Científica, como também efetuado a moderação da sessão “Agroecologia e Sistema Produtivo- Biodiversidade e Sementes”.
Foram submetidos 362 trabalhos e 243 apresentações à Comissão Científica deste congresso com o lema “As agroecologias do mundo unidas para enfrentar as crises globais”, que contou com mais de 400 participantes, provenientes de 24 países e 3 continentes.
A docente Fernanda Delgado participou ainda no Curso Pré-Congresso subordinado ao tema da comunicação agroecológica, que serve de base à facilitação de processos de transição das práticas agrícolas para sistemas alimentares sãos, justos e dignos. Nele foram abordados os pressupostos pedagógicos, casos ilustrativos das abordagens metodológicas e ferramentas participativas úteis ao diálogo de saberes para a coconstrução do conhecimento agroecológico.
Os trabalhos apresentados, em forma de poster, tiveram como temas “Desenvolvimento de protocolo de germinação para Dianthus lusitanus, promoção da biodiversidade urbana e sustentável” por Diogo, M. Graça e Reis,  Carlos e “Biopreparados agroecológicos com potencial na prevenção das culturas” por Simões, Joana; Delgado, Fernanda; Carneiro, João Paulo; Horta, M. Carmo e Costa, Cristina A.
Foi ainda apresentada uma comunicação oral no âmbito dos trabalhos de um Doutoramento do CERNAS com o tema “A Importância da caracterização dos agricultores agroecológicos e convencionais no desenho de políticas públicas de apoio à transição agroecológica - um estudo em Portugal” de Costa- Pereira, Inês; Barreras- Sales, Cláudia; Delgado, Fernanda,;Aguiar, Ana e Costa, Cristina A.
Todos estes trabalhos integraram projetos ou trabalhos a decorrer na Escola Superior Agrária do IPCB, no âmbito da Investigação efetuada na Unidade de Investigação CERNAS.
No final foi consensual a construção de um caminho em conjunto pela agroecologia, fortalecendo as redes. O XI Congresso Internacional de Agroecologia será realizado em 2026, em Moçambique.
 

Partilhe