Local: Fábrica Da Criatividade, Alameda do Cansado 14b, 6000-075 Castelo Branco
Data: 4 de maio a 25 de Maio 2022
Inauguração: 4 de maio 2022 às 18h

“23 CAMISAS”
A camisa branca é uma peça de vestuário intemporal, presente no guarda-roupa de homens e mulheres.
 
A camisa branca, como a conhecemos hoje, foi usada apenas pelos homens até o século XX. Durante décadas foi associada ao cavalheiro rico – aquele que não fazia trabalho braçal (onde a camisa sujava) e que tinha dinheiro para lavar suas roupas com frequência.
Na década de 1920, no entanto, designers como Coco Chanel quebraram as fronteiras de género e classe com uma visão mais descontraída e contemporânea da moda feminina, o que ajudou a trazer a camisa branca para a moda feminina.
Esta peça ganhou força na década de 1940, graças a várias atrizes influentes, como Katharine Hepburn, Ava Gardner, Marlene Dietrich e Lauren Bacall. Nos anos 1950 e 1960 a camisa branca – apesar de inicialmente ser uma característica da moda masculina – passou a ser muito associada à feminilidade.
Mais tarde desenvolveu uma reputação mais andrógina – usada por ícones como Patti Smith (que a combinou com uma gravata fina); Diane Keaton (com colete em “Annie Hall”); Kim Basinger (que o usou oversized em “9 semanas e meia”); e Uma Thurman usando-a abotoada com calças pretas de alfaiataria em “Pulp Fiction”, entre outros exemplos.
Desde o modelo clássico às reinterpretações contemporâneas, a camisa branca nunca sai de moda. É versátil e tem infinitas opções de estilo, o que significa que pode ser usada o ano todo, estação após estação.
 
Dada a sua importância, os alunos do 2º ano da licenciatura em Design de Moda e Têxtil da ESART/IPCB, no âmbito da unidade curricular de Design de Moda II, foram desafiados a realizar um exercício de upcycling de uma camisa clássica branca.
O exercício visava a intervenção com recurso a uma inspiração, temática e técnica à escolha na superfície de uma camisa clássica branca masculina.
É o resultado deste trabalho que apresentamos nesta exposição.

Partilhe