O Júri Regional do Concurso Poliempreende, constituído por representantes da AEBB – Associação Empresarial da Beira Baixa (Mónica Cardoso), ACICB – Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa (João Dias), da Câmara Municipal de Castelo Branco (João Carvalhinho), da Pedro Agapito Seguros (Pedro Agapito) e do Banco Santander Totta (Bruno Carvalho), reuniu no dia 12 de julho, nos Serviços Centrais e da Presidência do IPCB para eleição dos três vencedores do 14.º Concurso Regional Poliempreende.

O projeto DETOTOX conquistou o 1.º prémio, no valor de 2.000,00€. O Detotox é um equipamento laboratorial projetado para combater as desvantagens inerentes à técnica de Espectrofotometria de Absorção Atómica atualmente utilizada para dosear metais pesados, constituído por um equipamento eletrónico com um software instalado e por sistemas de nano-velcro específicos para cada um dos metais pesados. Estes sistemas de nano-velcro podem ser adquiridos individualmente após a compra do Detotox, sob a forma de kits que serão desenhados de acordo com a distribuição dos metais pesados nas diversas regiões. A equipa, constituída pelas alunas da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB, Diana Monteiro, Mariana Mourão, Mariana Serra e Vanessa Pinto, irá representar o IPCB na segunda e última fase do Concurso (Nacional), em setembro, que irá decorrer no Instituto Politécnico de Bragança, na qual estarão presentes os vencedores regionais de cada um dos Institutos Politécnicos do País e Escolas Superiores Não Integradas.

No segundo lugar ficou o projeto LOAE - "Localizador de artigos essenciais", apresentado por Jéssica Caetano, aluna da Escola Superior Agrária do IPCB. Este projeto consiste num dispositivo compacto pré-programado pelo utilizador para bens essenciais usados no quotidiano, tendo como objetivo evitar eventuais esquecimentos tais como chaves do carro, telemóvel, carteira, entre outros. Este projeto conta com um prémio de 1.500,00€ para a sua implementação.

O terceiro prémio, no valor de 1.000,00€, foi atribuído ao projeto SALI – Sistema de Apoio a Lares de Idosos, apresentado por Alexandra Castiço e Bruno Ferreira, alunos da Escola Superior de Tecnologia do IPCB. Trata-se de um sistema que permite melhorar o funcionamento e a segurança dos lares de idosos.
A 14ª Edição do Concurso Poliempreende está integrada no Projeto PIN - Poli Entrepreneurship Innovation Network, projeto cofinanciado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) e pelo FEDER e dinamizado em parceria com os Institutos Politécnicos da Guarda, de Bragança, de Leiria, de Beja, do Cávado e do Ave, de Coimbra, de Portalegre, de Santarém, de Tomar, de Viana do Castelo, de Viseu e com a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.