No IPCB funciona o Gabinete de Acesso ao Ensino Superior, onde são prestados todos os esclarecimentos acerca do acesso ao ensino superior. Abaixo encontra um conjunto de informações importantes, assim como os contactos do gabinete.

Horário de funcionamento

  • Segunda a Sexta - das 9:30 às 12:00 e das 14:00 às 15:30
 

Podem candidatar-se ao IPCB pelo concurso nacional, os candidatos que:

  • Tenham aprovação num curso de ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente;
  • Tenham realizado provas de ingresso, exigidas por o curso/estabelecimento e ter nessas provas uma classificação igual ou superior à classificação mínima fixada pelo estabelecimento de ensino superior;
  • Satisfaçam os pré-requisitos, caso sejam exigidos para o curso/estabelecimento pretendido;
  • Tenham nota de candidatura igual ou superior ao valor mínimo fixado pela instituição de ensino superior.
Nota: Os estudantes colocados na 1.ª fase que concorram à 2.ª fase e nela sejam colocados é automaticamente anulada a colocação na 1.ª fase e, consequentemente, a matrícula e inscrição realizadas.
De igual modo, aos estudantes colocados nas 1.ª ou 2.ª fases que concorram à 3.ª fase e nela sejam colocados é automaticamente anulada aquela colocação e, consequentemente, a matrícula e inscrição realizadas.


Conclusão do Ensino Secundário: o que muda a partir de 2024/2025?
Consulta informação neste link: https://www.portugal.gov.pt/pt/gc23/comunicacao/noticia?i=conclusao-do-ensino-secundario-saiba-o-que-muda

 
Calendário de Exames Nacionais 2024
Calendário Geral de Acesso ao Ensino Superior 
Guia Geral de Exames para Acesso ao Ensino Superior 2024 | Guia das Provas de ingresso
Pedido de Historial de Candidatura e outros documentos
Acesso ao Ensino Superior (informações, cursos, candidatura on-line) 
Pedido de senha e candidatura on-line
Júri Nacional de Exames
Regulamento do Concurso Nacional 2023
 

A 1.ª fase dos Exames Finais Nacionais dos 11.º e 12.º anos de escolaridade tem caráter obrigatório para todos os alunos internos e autopropostos, ficando a 2.ª fase reservada para os alunos que na 1.ª fase não tenham obtido aprovação nas disciplinas em que realizaram Exames Finais; para aqueles que pretendam realizar melhoria da classificação em qualquer disciplina realizada na 1.ª fase, no mesmo ano letivo ou para os alunos que na 1.ª fase tenham tido mais que um exame no mesmo dia/hora.

Para a candidatura ao ensino superior no ano letivo 2024/2025 mantêm-se as regras do ano anterior, em que os exames nacionais não são necessários para conclusão das disciplinas, devendo ser realizados apenas os exames que se constituem como prova(s) de ingresso para o curso de ensino superior pretendido.

Para a candidatura ao ensino superior a partir do ano letivo 2025/2026, as regras mudam! Deves consultar os exames nacionais necessários Guia das Provas de Ingresso 2024 e 2025

Inscrição nos exames nacionais

As inscrições para a realização dos exames finais nacionais e das provas de equivalência à frequência dos ensinos básico e secundário, são efetuadas através da plataforma de inscrição eletrónica em provas e exames (PIEPE), disponível em https://jnepiepe.dge.mec.pt


PRAZOS DE INSCRIÇÃO NOS EXAMES:

1.ª FASE: 26 de fevereiro a 08 de março 2024 (inscrição obrigatória)
2.ª FASE: 15 a 16 de julho​ 2024
(na 2.ª fase de exames podem inscrever-se os alunos que tenham realizado exames na 1.ª fase e que não tenham obtido aprovação; os alunos que pretendam fazer melhoria de classificação e os alunos que na 1.ª fase tenham tido mais que um exame no mesmo dia/hora).Consulta mais informação no guia geral de exames.

Consulta o Calendário de Exames Nacionais

Nota: Os exames realizados na 2.ª fase (à exceção daqueles que tenham coincidido em dia/hora) são válidos apenas para a 2.ª fase de candidatura ao ensino superior.


Os pré-requisitos são condições de natureza física, funcional ou vocacional que assumem particular relevância para acesso a determinados cursos do ensino superior.

No IPCB, a matrícula e inscrição nos cursos da Escola Superior de Saúde (ESALD) e na Licenciatura em Desporto e Actividade Física da Escola Superior de Educação (ESECB) está sujeita à comprovação da satisfação do pré-requisito, de acordo com o seguinte:
 
Para a Licenciatura em Desporto e Atividade Física:   Para os Cursos da Escola de Saúde:
Pré-requisito - Grupo E - Aptidão funcional e física Pré-requisito - Grupo A - Comunicação Interpessoal
Declaração médica, comprovativa de que satisfaz o pré-requisito. O pré-requisito é entregue no ato da matrícula e inscrição (online) e o original é entregue na Escola Superior de Educação, sendo obrigatório e indispensável para a realização da referida matrícula e inscrição. Declaração médica, comprovativa de que satisfaz o pré-requisito. Nota: Para a Licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia deve ainda ser entregue uma declaração médica comprovativa de que o candidato não possui dispositivos metálicos ou prótese interna ferromagnética, que possa colocar em causa a frequência do curso, bem como a sua conclusão.

O pré-requisito é entregue no ato da matrícula e inscrição (online) e o original é entregue na Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, sendo obrigatório e indispensável para a realização da referida matrícula e inscrição.
 
Escola Curso
2024/2025
1.ª fase 
ESACB Agronomia   20
ESACB Biotecnologia  Alimentar 18
ESACB Enfermagem Veterinária 40
ESACB Engenharia de Proteção Civil 20
 
ESALD Ciências Biomédicas Laboratoriais 32
ESALD Enfermagem 54
ESALD Fisiologia Clínica 26
ESALD Fisioterapia 35
ESALD Imagem Médica e Radioterapia 24
 
ESART Design de Comunicação e Audiovisual 60
ESART Design de Interiores e Equipamento 45
ESART Design de Moda e Têxtil 43
 
ESECB Desporto e Atividade Física 53
ESECB Educação Básica 35
ESECB Secretariado 35
ESECB Serviço Social 61
 
ESGIN Administração Pública 18
ESGIN Gestão 45
ESGIN Gestão Comercial 40
ESGIN Solicitadoria 40
ESGIN Turismo 25
 
ESTCB Engenharia Civil 20
ESTCB Engenharia das Energias Renováveis  30
ESTCB Engenharia e Gestão Industrial 15
ESTCB ngenharia Eletrotécnica e das Telecomunicações 30
ESTCB Engenharia Informática 90
ESTCB Informática e Multimédia 35
Concurso Local de Acesso
ESART Música, variante de Canto 3
ESART Música, variante de Formação Musical, Direção Coral e Instrumental 4
ESART Música, variante de Instrumento 38
ESART Música, variante de Música Eletrónica e Produção Musical 12

 

 

Poderá consultar esta informação diretamente na página do curso que pretende (clique para mais informações)

Preferência Regional 

A preferência regional consiste num benefício concedido pelos estabelecimentos de ensino superior a alguns candidatos a quem é dada prioridade no acesso a determinados cursos, com base no seu local de residência.
Traduz-se numa determinada percentagem do total de vagas (até um máximo de 50%) que é reservada apenas aos candidatos provenientes de determinado(s) distrito(s) situados na área de influência do estabelecimento de ensino.
Estes candidatos passam assim a beneficiar de uma preferência em relação aos restantes, mesmo que eventualmente tenham uma nota de candidatura inferior.
Mas só essa percentagem de vagas é abrangida pela preferência, as restantes vagas serão preenchidas pela via normal, de acordo com a nota de candidatura dos candidatos.
Se pretender beneficiar da preferência regional tem que requerer no estabelecimento de ensino secundário onde realizou os exames nacionais a inclusão, na Ficha ENES, da informação necessária à comprovação da condição exigida na alínea c) do nº 5 do artº 17º do Regulamento: "ter estado matriculado e concluído os 11º e 12º anos de escolaridade em estabelecimento de ensino secundário localizado na área de influência do par estabelecimento/curso  de ensino superior".
Nota: na candidatura, quando selecionar as opções, para usufruir da preferência regional, deve ter em atenção que:

  • Quando selecionar uma opção de um curso sem preferência regional, as opções que vierem a seguir não irão usufruir da preferência regional. 

Exemplo:
1ª Opção: Curso A com preferência regional
2ª Opção: Curso B com preferência regional
3ª Opção: Curso C sem preferência regional
4ª Opção: Curso D com preferência regional (a preferência regional fica sem efeito)
5ª Opção: Curso E com preferência regional (a preferência regional fica sem efeito)
6ª Opção: Curso F com preferência regional (a preferência regional fica sem efeito)

 
 

Escola Superior Agrária (3051)

LICENCIATURAS

PROVAS DE INGRESSO 2024/2025 | [para 2025/2026 - consulta aqui as provas]

Agronomia Biologia e Geologia   OU Biologia e Geologia + Física e Química   OU Biologia e Geologia + Matemática (A ou B)
Enfermagem Veterinária Biologia e Geologia   OU Biologia e Geologia + Física e Química   OU Biologia e Geologia + Matemática (A ou B)
Biotecnologia Alimentar Biologia e Geologia   OU Biologia e Geologia + Física e Química   OU Biologia e Geologia + Matemática (A ou B)
Engenharia de Proteção Civil Física e Química + Matemática (A ou B)  OU Biologia e Geologia + Matemática (A ou B)
 

Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (7020)

LICENCIATURAS

PROVAS DE INGRESSO 2024/2025 | [para 2025/2026 - consulta aqui as provas]

Enfermagem Biologia e Geologia   OU Biologia e Geologia + Física e Química   OU Biologia e Geologia + Matemática (A ou B)
Fisioterapia Biologia e Geologia   OU Biologia e Geologia + Física e Química   OU Biologia e Geologia + Matemática (A ou B)
Fisiologia Clinica Biologia e Geologia   OU Biologia e Geologia + Física e Química   OU Biologia e Geologia + Matemática (A ou B)
Ciências Biomédicas Laboratoriais Biologia e Geologia   OU Biologia e Geologia + Física e Química   OU Biologia e Geologia + Matemática (A ou B)
Imagem Médica e Radioterapia Biologia e Geologia   OU Biologia e Geologia + Física e Química   OU Biologia e Geologia + Matemática (A ou B)
 

Escola Superior de Artes Aplicadas (3055)

LICENCIATURAS

PROVAS DE INGRESSO 2024/2025 | [para 2025/2026 - consulta aqui as provas]

Design de Comunicação e Audiovisual Desenho OU Geometria Descritiva OU História da Cultura e Artes OU Português OU Matemática (A ou B) OU Filosofia
Design de Interiores e Equipamento Desenho OU Geometria Descritiva OU História da Cultura e Artes OU Português OU Matemática (A ou B) OU Filosofia
Design de Moda e Têxtil Desenho OU Geometria Descritiva OU História da Cultura e Artes OU Português OU Matemática (A ou B) OU Filosofia

Música, variante de Canto
Música, variante de Formação Musical, Direção Coral e Instrumental
Música, variante de Instrumento
Música, variante de Música Electrónica e Produção Musical

Concurso Local de Acesso
Filosofia OU Hist. da Cultura e Artes OU História OU Inglês OU Matemática (A ou B) OU Português
 

Escola Superior de Educação (3052)

LICENCIATURAS

PROVAS DE INGRESSO 2024/2025 | [para 2025/2026 - consulta aqui as provas]

Desporto e Atividade Física Português OU Geografia OU Matemática (A ou B ou MACS)
Educação Básica Português + Matemática (A ou B ou MACS)
Secretariado Português OU História OU Economia
Serviço Social Português OU Geografia OU História
 

Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova (3054)

LICENCIATURAS

PROVAS DE INGRESSO 2024/2025 | [para 2025/2026 - consulta aqui as provas]

Administração Pública Português OU Matemática (A ou B) OU Economia
Gestão Comercial Português OU Matemática (A ou B) OU Economia
Turismo Português OU Inglês OU Economia
Solicitadoria Português OU História OU Economia
Gestão Português OU Matemática (A ou B) OU Economia
 

Escola Superior de Tecnologia (3053)

LICENCIATURAS

PROVAS DE INGRESSO 2024/2025 | [para 2025/2026 - consulta aqui as provas]

Engenharia Civil Física e Química + Matemática (A ou B)
Engenharia Electrotécnica e das Telecomunicações Física e Química + Matemática (A ou B)
Engenharia das Energias Renováveis Física e Química + Matemática (A ou B)
Engenharia e Gestão Industrial [sustitui Engenharia Industrial] Física e Química + Matemática (A ou B)
Engenharia Informática Matemática (A ou B) OU Física e Química + Matemática (A ou B) OU Matemática (A ou B) + Português
Informática e Multimédia [sustitui Tecnologias da Informação e Multimédia] Matemática (A ou B) OU Geometria Descritiva + Matemática (A ou B) OU Matemática (A ou B) + Português

Para imprimir, clica na imagem.

Para as 6 Escolas do IPCB

  • Prova de ingresso - 95 valores
  • Nota de candidatura - 95 valores
  • Média do Secundário - 65%
  • Provas de ingresso - 35%
 

Instituto Politécnico de Castelo Branco - Gabinete de Acesso ao Ensino Superior
Av.ª Pedro Álvares Cabral, 12
6000-084 Castelo Branco
Telef: 272339600
E-mail: acesso@ipcb.pt