A Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB assinalou no dia 9 de novembro o seu 17.º aniversário, com um momento musical singular. Na cerimónia intervieram o Presidente do IPCB, Carlos Maia, o Vice-presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Arnaldo Brás, o Presidente da Associação de Estudantes da ESART – IPCB, Gonçalo Martins, e o diretor da Escola, José Filomeno Raimundo.
Perante um auditório composto por professores, funcionários, estudantes e representantes de entidades locais, o Presidente do IPCB salientou a importância das pessoas no percurso de sucesso da escola, uma vez que “são elas quem resolve os problemas da instituição, algumas de forma anónima”. Referiu também o trajeto notável da ESART, que “soube sempre posicionar-se no panorama no ensino artístico em Portugal, apesar das muitas dificuldades”. Carlos Maia destacou também a qualidade dos eventos culturais que têm sido oferecidos à comunidade albicastrense através desta escola do IPCB.
Para o Vice-presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, as “escolas do IPCB são parceiros privilegiados da Câmara Municipal, e a cidade de Castelo Branco sente-se igualada nos parabéns à ESART”. Arnaldo Brás destacou a facilidade que a ESART tem em captar alunos, que rapidamente encontram colocação no mercado de trabalho após a conclusão dos seus cursos, “o momento musical nesta cerimónia é a demonstração da qualidade do ensino na ESART e no IPCB”.
O Presidente da Associação de Estudantes da ESART – IPCB, Gonçalo Martins, deu os parabéns à escola pelos seus 17 anos, deixando um “obrigado especial ao IPCB, à Câmara Municipal e às autoridades presentes”, que sempre apoiaram a AEESART nas suas atividades.
O Diretor da ESART – IPCB encerrou a cerimónia, destacando na sua intervenção a “capacidade mobilizadora da ESART”, uma “escola com cerca de 900 alunos”, e o importante papel dos alunos da escola, “os atores da ponte perfeita com o tempo atual, o qual procuramos de forma incansável. São eles que justificam a nossa aposta numa formação de qualidade, no conhecimento e na construção de espaços de liberdade e criação.”.
José Filomeno Raimundo terminou com um agradecimento ao Presidente do IPCB, pela “importância do seu apoio e da sua cumplicidade”, à Câmara Municipal de Castelo Branco, “pela capacidade revelada na ação e na intervenção” e aos professores e colaboradores da ESART, “um reconhecimento profundo pela forma como abraçam o seu trabalho, pela forma como superam constrangimentos e se adaptam a uma realidade dinâmica e dura, mas plena de sentido.”.