A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, organizou o “2.º Seminário Solidário: Educação Alimentar nas Escolas - A importância de planear, calcular, verificar e monitorizar Ementas Escolares”, em maio.
Organizado pela docente Dolores Alveirinho e pelos alunos das unidades curriculares “Promoção da Saúde" das licenciaturas em Serviço Social e em Educação Básica e "Educação para a Saúde Infantil" do CTeSP em Recreação Educativa para Crianças, o seminário contou com a ajuda da Associação de Estudantes da ESECB/IPCB.
A Nutricionista da APPACDM de Castelo Branco, Ana Rita Bispo (cédula profissional 1715N) foi a formadora neste seminário solidário, apresentando uma exposição muito completa e objetiva sobre os aspetos fundamentais da educação alimentar com aplicabilidade interativa em jardins de infância e escolas do 1.º CEB.
Quanto à importância de planear, calcular, verificar e monitorizar ementas escolares, explicou, de uma forma muito esclarecedora e sustentada na legislação em vigor, os princípios básicos e obrigatórios destes processos importantes para a formação de futuros educadores de infância, professores e assistentes sociais que venham a desempenhar funções profissionais em Instituições que envolvam a organização de ementas alimentares, tais como Agrupamentos de Escolas com refeitórios, Estruturas de Acolhimento Residencial para Crianças e Jovens e mesmo Estruturas Residenciais para Idosos, entre outros.
O referido evento contou com a participação de estudantes da ESECB/IPCB, bem como de pessoas da comunidade externa com interesse na temática.
No que diz respeito ao desafio solidário deste Seminário, o público que participou associou-se a esta causa de coração, tendo contribuído com bens alimentares. Os bens recolhidos foram doados à Cruz Vermelha Portuguesa, Núcleo de Castelo Branco: Um pequeno contributo com um afeto enorme.