O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), através do seu Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional (CEDER), tem vindo a organizar as Jornadas do Conhecimento e Transferência de Tecnologia (JCTT) que têm como principal objetivo discutir o contributo do conhecimento para as atividades económicas, numa perspetiva de maior intervenção e aproximação do IPCB às áreas em que o seu conhecimento pode ser uma mais-valia para a criação de valor.
Dando sequência a esse percurso, realizou-se este ano, no passado dia 17 de novembro, a 6ª edição da JCTT, umas Jornadas que, desta feita, foram organizadas conjuntamente pelo CEDER e pela Escola Superior de Gestão do IPCB. Estas Jornadas revestiram um figurino diferente do habitual, assumindo um cariz mais operativo. Nesse sentido, o evento decorreu no Geohotel Escola de Monsanto, em Idanha-a-Nova, e envolveu a realização de sessões paralelas de trabalho com três empresas que já vêm a desenvolver projetos de cooperação com o IPCB e às quais foi solicitado, previamente, que identificassem competências científicas e tecnológicas que pudessem ajustar-se aos desafios das suas estratégias de renovação dos fatores de competitividade, designadamente pela introdução de novos produtos e pela melhoria da eficiência dos seus processos produtivos.
Foi neste contexto que se reuniram empresários (Helena Vinagre, da Aromas do Valado; Nuno Dias, da Beira Salgados e Arlindo Cardosa e Catarina Camilo, da Nature Fields), em sessões paralelas com diferentes grupos de investigadores do IPCB, cobrindo uma pluralidade de áreas, como a gastronomia, o turismo, a biotecnologia e engenharia alimentar, o design, a gestão, a engenharia informática e a saúde.
Este evento permitiu dar continuidade à política institucional de abertura e aproximação ao tecido empresarial e à comunidade, afirmando também uma estratégia de proatividade do IPCB em matéria de transferência de conhecimento e tecnologia.