69.º Aniversário da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias
“Castelo Branco, Cidade Saudável - ESALD na Transferência do Conhecimento”

A Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco, comemorou este ano o seu 69º aniversário, sob o lema “CASTELO BRANCO, CIDADE SAUDÁVEL – ESALD na Transferência do Conhecimento”. No âmbito dessas comemorações foram organizadas diversas atividades que decorreram nos dias 6 e 7 de junho.
No dia 6 de junho, das 9:30 às 16:30, a Escola Superior de Saúde prestou serviços de saúde gratuitos a grupos profissionais específicos, nomeadamente Bombeiros, GNR e PSP, foram realizadas colheitas de sangue nos Laboratórios de CBL, para avaliação das funções Renal e Hepática e ainda atividades da área da Fisioterapia como uma sessão de “Higiene Postural” para promover a melhoria da saúde e bem-estar aos profissionais que se deslocaram à ESALD. Realizaram-se ainda atividades no âmbito do Projeto Hospital Bem Crescer para crianças em idade pré-escolar, neste caso do Jardim de Infância Alfredo da Mota.
No dia 7 de junho, de manhã decorreram atividades do Projeto Hospital Bem Crescer para crianças em idade pré-escolar do Centro Social Padres Redentoristas - Jardim de Infância Raposinho. Pelas 11:00 horas, e aberta a toda a comunidade escolar, decorreu uma “Aula Magistral de Anatomia: Do corpo virtual ao corpo real” (blended webinar).
A Cerimónia Comemorativa do 69º Aniversário da ESALD teve lugar, pelas 14h30, e contou com a presença do Presidente do IPCB, Carlos Maia, do Vice-presidente Arnaldo Braz em representação da Câmara Municipal de Castelo Branco, da Diretora da ESALD, Paula Sapeta e dos Presidentes dos vários órgãos da Escola e ainda do Presidente da Associação de Estudantes da ESALD, tendo em seguida sido feita a Entrega de Prémios de Mérito e Louvor a docentes e funcionários da ESALD.
Pelas 15h30 decorreu a Mesa Redonda: “ESALD na Transferência do Conhecimento”, moderada pelo Coordenador do Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional (CEDER) do IPCB, Domingos Santos, na qual foram apresentados Projetos atualmente em curso na ESALD, desenvolvidos por professores e estudantes: projeto “Cereja do Fundão confitada com mel e carqueja como promotora da Saúde”; o “Programa de intervenção na área da Saúde Ocupacional com a empresa Celtejo”; o projeto “Bem Crescer-Mal Crescer; o projeto “Bem Crescer Pequenininho”; o projeto “Hospital Bem Crescer”; o projeto de elaboração do “Plano Gerontológico – concelho de Idanha-a-Nova” e o “Programa da Pressão Arterial da Beira Baixa(PPABB), existindo sempre um espaço para debate e questões entre cada uma das apresentações.
Finalmente, pelas 18:00 horas, atuou a Tuna Académica da ESALD – TUSALD para todos os presentes.