A Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD), do Instituto Politécnico de Castelo Branco, comemora este ano o seu 69.º aniversário, mantendo o lema “Castelo Branco, Cidade Saudável”, estando prevista a realização de um conjunto de atividades nos dias 6 e 7 de junho, este ano sob o tema “ESALD na transferência de conhecimento”.
No dia 6 de junho, das 8:30 às 17:00, a Escola Superior de Saúde presta serviços de saúde gratuitos a grupos profissionais específicos, nomeadamente Bombeiros, GNR e PSP e realiza atividades no âmbito do Projeto Hospital Bem Crescer para crianças em idade pré-escolar.
No dia 7 de junho, pelas 11:00 horas, e aberta a toda a comunidade, decorre a “Aula Magistral de Anatomia: Do corpo virtual ao corpo real”.
Também no dia 7 de junho, pelas 14:30, decorre a Cerimónia Comemorativa do 69.º Aniversário da ESALD, seguida da Entrega de Prémios de Mérito e Louvor a docentes e funcionários da ESALD. Às 15:30 tem lugar a Mesa Redonda: “ESALD na Transferência do Conhecimento”, moderada pelo Coordenador do Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional (CEDER), Domingos Santos, na qual serão apresentados Projetos atualmente em curso na ESALD, desenvolvidos por professores e estudantes: projeto “Cereja do Fundão confitada com mel e carqueja como promotora da Saúde”; o “Programa de intervenção na área da Saúde Ocupacional com a empresa Celtejo”; o projeto “Bem Crescer-Mal Crescer; o projeto “Bem Crescer Pequenininho”; o projeto “Hospital Bem Crescer”; o projeto de elaboração do “Plano Gerontológico – concelho de Idanha-a-Nova” e o “Programa da Pressão Arterial da Beira Baixa (PPABB).
Finalmente, pelas 18:00 horas, atua a Tuna Académica da ESALD - TUSALD.