Um dos maiores embaixadores do fado e dono de uma voz inconfundível, Carlos do Carmo foi alvo de uma merecida homenagem pela Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Esta homenagem, há muito prometida, partiu de um convite endereçado pela escola pelo reconhecimento na divulgação da Guitarra Portuguesa e do Fado que a ESART personifica, que sempre foi reconhecida e referida em público pelo fadista Carlos do Carmo.
Carlos do Carmo inaugurou, com o descerramento de uma placa alusiva, a Galeria dos Patronos da ESART, espaço de distinção e reconhecimento situado nas instalações da Escola Superior de Artes Aplicadas. Foi igualmente apresentada uma escultura de José Simão concebida especialmente para este momento de homenagem ao fadista.
A aceitação deste convite, confere a Carlos do Carmo o título de Patrono da Escola Superior de Artes Aplicadas.