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O objetivo do estágio foi introduzir a robótica aos alunos do ensino secundário, abordando, de forma integrada, os conceitos de mecânica, eletrónica e programação, necessários ao desenvolvimento de robôs. Os alunos construíram robôs móveis inteligentes, capazes de se mover de forma autónoma (desviando-se de obstáculos) comandados remotamente por telemóvel quando necessário. Para além desta atividade. Houve oportunidade para interagir com os alunos da área da Robótica da licenciatura em Engenharia Industrial. Foi possível ainda ver e interagir com um robô industrial e um drone.
A semana teve início com a montagem de componentes mecânicos (alguns impressos numa impressora 3D) e eletrónicos, acompanhados pelo Professor Paulo Gonçalves, e pelos alunos de Engenharia Industrial Rodrigo Bernardo e Paulo Amaral. Participaram ainda os investigadores Megann Doudy. Após construída a plataforma robótica passaram aos testes dos sensores e atuadores, e logo de seguida à programação do robô. Nesta fase programaram o robô utilizando o Arduino, uma experiência nova para todos.
Outra nova experiência para todos foi programar o seu smartphone Android para comandar remotamente o robô que construíram.
No final da semana todos os robôs funcionavam conforme o pretendido, movimentando-se no laboratório de forma autónoma e telecomandados.
Uma iniciativa de sucesso na opinião dos alunos que avaliaram a iniciativa: “Convívio, construção do robô e o trabalho em equipa na realização das atividades”; “Gostei de montar e de programar os robots e de conhecer novos amigos!”; “A Programação em Arduino, e os efeitos dos códigos no movimento do robô”; “Alguma dificuldade na ligação de fios”; “Apenas uma semana de estágio é pouco. Construir robôs requer muito trabalho, espírito de equipa, perseverança e método.
Mais informações em http://robotica.ipcb.pt