A 6.ª edição do ciclo de conferências Regional HELIX®, uma marca registada do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), teve em 2021 o tema “Territorial Dimensions of Green and Digital Transitions”, contando com a organização da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD).

A iniciativa reuniu um grupo de investigadores, académicos e agentes territoriais locais, com experiências relevantes sobre o tema da transição verde e digital.

Luís Farinha, Vice-Presidente do IPCB e cofundador da iniciativa, considera que a edição de 2021 demonstrou a relevância desta iniciativa, que se vem consolidando anualmente, com impacto positivo crescente no desenvolvimento de redes colaborativas entre a academia, a indústria os decisores políticos regionais e a sociedade civil.

A edição de 2021 incluiu o Workshop “Green and Digital Transitions”, que contou com a presença de Joaquim de Oliveira Martins, Conselheiro no Centro de Estudos Prospetivos e Informações Internacionais, e de um distinto painel composto por Luís Pedro Martins, Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Gilberto Igrejas, Presidente do IVDP, I.P, Lino Oliveira, Investigador no INESC TEC, Justino Soares, Administrador na Quinta do Crasto e Telmo Nogueira, representante da Geodouro. A partilha de conhecimentos entre os participantes e a plateia, onde se incluíam cerca de meia centena de estudantes da UTAD e de outras instituições de ensino superior, resultou em reflexões pertinentes sobre a importância de aproveitar o poder dos territórios para impulsionar a inovação e o empreendedorismo através de políticas de transição verdes e digitais.

O evento incluiu anda uma apresentação de Soumodip Sarkar, Vice-Reitor da Universidade de Évora, sobre “Recursos tecnológicos e a descentralização do empreendedorismo” e um programa científico com cerca de 50 comunicações nas áreas do empreendedorismo, inovação, competitividade e sustentabilidade territorial.

O Regional HELIX® foi lançado em 2016 no IPCB, em parceria com o Centro de Investigação NECE/UBI e o Pólo de Competitividade Engineering and Tooling e patrocínio comunicacional do jornal Ensino Magazine. A próxima edição já está agendada para o terceiro trimestre de 2022, com organização da Universidade de Aveiro.