No âmbito das Conferências do Politécnico, iniciativa promovida pelo IPCB desde 2014, vão realizar-se duas conferências na área do Comércio Eletrónico, e da Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo, com 3 oradores convidados notáveis.
No dia 13 de dezembro, pelas 18h00, no Auditório Comenius dos Serviços Centrais e da Presidência do IPCB, decorre a conferência “Comércio Eletrónico”, proferida por Luís Filipe Caetano, Professor Adjunto do Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC) de Lisboa.
Luís Filipe Caetano colaborou com a Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova do IPCB na área da gestão, foi Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, e membro do Conselho Jurisdicional da Ordem dos Contabilistas Certificados.
Já no dia 15 de dezembro, no mesmo horário e local, as Conferências do Politécnico são dedicadas à transferência de tecnologia e ao empreendedorismo, com dois oradores de renome, em duas palestras distintas sobre ambas as temáticas.
Nuno Mendonça, Coordenador da UC Business da Universidade de Coimbra, e Secretário executivo da MetaRedX em Portugal, apresenta a comunicação “O papel de um Gabinete de Transferência de Tecnologia: exemplo UC Business”.
Nuno Mendonça é responsável pelos projetos nacionais InovC+, UI-CAN, UI-Transfer, e internacionais HIVE e Inespo Plus que visam a transferência de conhecimento e tecnologia e o estímulo ao empreendedorismo, foi responsável de ciência e tecnologia no Laboratório MAREFOZ da Universidade de Coimbra, e diretor executivo da Incubadora de Mar & Indústria da Figueira da Foz.
Nuno Gomes, Gestor de Ciência, Tecnologia e Inovação no UC Business – Gabinete de Transferência de Tecnologia da Universidade de Coimbra, e coordenador e líder do projeto “INOVC+: Ecossistema de Inovação Inteligente”, traz o tema “O Empreendedorismo e a criação de spin-offs e start-ups académicas”.
Consultor Sénior em Empreendedorismo e Inovação, e embaixador da rede europeia Design for Europe, Nuno Gomes foi Presidente do Special Interest Group for Bioeconomy e Board Member da EBN – European BIC Network, Consultor Sénior do BICMINHO, Diretor Executivo da BICS – Associação dos EU|BIC Portugueses e da INOVABIC – Associação para o Empreendedorismo, Inovação e Internacional.
Nuno Gomes foi também galardoado pela International School of Economics da Hogeschool voor Economische Studies em Roterdão com o Diploma Europeu de Gestão Internacional com especialização em Comércio Internacional.
As Conferências do Politécnico decorrem no Auditório Coménius dos Serviços Centrais e da Presidência do IPCB, e a entrada é gratuita.