O Relatório de Atividades e Contas do Instituto Politécnico de Castelo Branco referente ano de 2020 foi aprovado por unanimidade na reunião do Conselho Geral da instituição realizada no dia 25 de outubro.

O documento tem como objetivo central apresentar as principais atividades desenvolvidas pela instituição durante o ano em análise, bem como avaliar o nível de execução do Plano de Atividades do ano em referência.

O Presidente do IPCB, António Fernandes, sublinha que o resultado muito positivo do desempenho institucional, com crescimento do número total de estudantes, apoio à realização de atividades de investigação e desenvolvimento, progressão da carreira do corpo docente e não docente, e desempenho financeiro, deve-se ao trabalho de uma competente equipa de dirigentes e pessoal técnico.

O relatório de atividades apresenta os resultados do desempenho institucional, os resultados dos mecanismos internos de avaliação e melhoria e a adequação dos recursos com vista à concretização da missão institucional.

No que concerne ao desempenho institucional, foram plenamente concretizados 15 dos 22 objetivos, apresentando os restantes 7 uma taxa de concretização superior a 50%. Todos os objetivos dos processos do Sistema de Gestão da Qualidade do IPCB tiveram concretização plena.

Relativamente aos mecanismos de avaliação e melhoria, verificou-se que 88,7% dos estudantes do IPCB se encontram satisfeitos, sendo que 49% se encontram muito ou totalmente satisfeitos. O grau de satisfação com os Serviços de Ação Social é globalmente superior a 4 (escala de 1 a 6) e a satisfação dos colaboradores supera os 70% (percentagem de respostas entre 4 e 6). Os resultados das auditorias demonstraram a capacidade do IPCB para a manutenção da certificação do Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com o referencial internacional ISO 9001.

Já sobre a adequação dos recursos, foram abertas diversas vagas para concursos internos de promoção de docentes, regularizadas as situações de professores adjuntos no âmbito do PREVPAP, bem como abertas vagas para recrutamento de Técnicos Superiores, incluindo mobilidades e PREVPAP, Assistentes Técnicos e Assistentes Operacionais.