O laboratório de Robótica e Equipamentos Inteligentes do IPCB, realizou a 18ª edição do estágio “Construir Robôs Inteligentes”. A atividade decorreu com o apoio da Ciência Viva no âmbito do programa “Ocupação Científica de Jovens nas Férias – Ciência Viva no Laboratório”.
Na edição deste ano, participaram 8 alunos do 9º ao 12º ano oriundos de Castelo Branco, Braga, Porto e Oliveira de Azeméis, que esgotaram todas as vagas disponíveis
O objetivo do estágio foi apresentar a robótica aos alunos do ensino secundário e abordar, de uma forma integrada, os conceitos de mecânica, eletrónica e programação, necessários ao desenvolvimento de robôs. Após uma breve introdução à robótica e às atividades de investigação e desenvolvimento em curso no laboratório, os alunos aprenderam a desenhar, em AutoCAD, várias peças do robô e assistiram ao seu corte a laser nas oficinas da ESART Project Factory da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB.
Posteriormente construíram os robôs móveis inteligentes, capazes de se mover de forma autónoma (desviando-se de obstáculos) e quando necessário comandados remotamente por telemóvel. Tanto os programas para o robô como para o telemóvel foram implementados pelos alunos, em Arduino e no MIT App Inventor respetivamente. Estas experiências foram muito bem recebidas pelos estagiários, tendo sido uma novidade para todos.
O estágio teve a orientação do docente do IPCB Paulo Gonçalves, do aluno a licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial António Alves, e do aluno Rodrigo Bernardo, que desenvolve a sua tese de doutoramento em Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico, no laboratório de Robótica do IPCB.
No final da semana todos os quatro robôs funcionavam conforme o pretendido, movimentando-se no laboratório de forma autónoma.