O Politécnico de Castelo Branco tem abertas candidaturas para os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), estando disponíveis 400 vagas, distribuídas por 18 cursos lecionados nas escolas superiores da instituição. Os candidatos devem ter o ensino secundário concluído, não sendo necessária a realização de exames nacionais.

Os CTeSP são cursos de ensino superior com a duração de dois anos, onde se inclui um estágio de 6 meses. Após conclusão, os alunos podem prosseguir estudos numa licenciatura, através da candidatura aos Concursos Especiais - Titulares de CTeSP, na qual beneficiam da creditação de formação (equivalência) de algumas disciplinas realizadas no CTeSP. Os estudantes têm acesso aos mesmos apoios sociais dos restantes graus de ensino superior.

De referir ainda que no próximo ano letivo estão disponíveis 80 bolsas, no valor de 1300€, para atribuir aos estudantes que venham a frequentar os CTeSP lecionados no âmbito da Rede Politécnica A23: Proteção Civil, Recursos Florestais, Sistemas Eletrónicos e Computadores e em Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação (a funcionar no Fundão, em parceria com a empresa Softinsa). As estudantes do sexo feminino poderão ainda receber um prémio de mérito no montante de 650 €, atribuído às diplomadas com melhor classificação na conclusão do curso.

As candidaturas decorrem até 31 de agosto, sendo o processo realizado online, em www.ipcb.pt.