As Conferências do Politécnico, evento de divulgação científica sobre temas atuais com relevo para toda a comunidade, proferidas por personalidades de renome e abertas à população em geral, estão de regresso ao Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Tendo em conta que em Portugal 90 por cento das mortes acontecem no seguimento de doenças crónicas, estimando-se que 100 mil pessoas necessitem de tratamentos especializados, o novo ciclo de conversas arranca com uma sessão dedicada aos cuidadores informais e aos cuidados paliativos, a qual tem lugar a 21 de setembro, a partir das 18 horas, no Auditório Coménius dos Serviços Centrais do IPCB.

Ana Cláudia Quintana Arantes, presidente da Casa do Cuidar, é a oradora convidada, propondo-se abordar o tema “Histórias lindas de morrer: todas as vidas merecem ser contadas e guardadas no coração”. Depois de em 2019 ter estado na Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB, a médica geriatra e especialista em cuidados paliativos regressa a Castelo Branco numa semana em que, no âmbito dos Encontros na Casa do Cuidar, se apresenta em mais quatro cidades lusas tendo por mote a expressão “Cuidar da dor: os corpos doem, as pessoas sofrem”.

Com entrada livre, a sessão decorre em formato híbrido, sendo transmitida em simultâneo no canal do IPCB no YouTube.

Autora de “Histórias Lindas de Morrer” e de “A Morte é Um Dia que Vale a Pena Viver”, Ana Cláudia Arantes dedica-se à humanização do atendimento nos serviços que trabalham com doentes crónicos. Formada em Medicina pela Universidade de São Paulo, é médica nas especialidades de Geriatria e Gerontologia no Hospital das Clínicas da Faculdade Médica daquela instituição paulista, cidade onde dirige A Casa Humana.

Pós-graduada em Psicologia – Intervenções em Luto pelo Instituto 4 Estações de Psicologia, e com uma especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e pela Universidade de Oxford, Ana Cláudia Arantes fundou a Casa do Cuidar, Prática e Ensino em Cuidados Paliativos. Há duas décadas no Brasil e recém-criada em Portugal, a associação sem fins lucrativos pretende promover a saúde e a qualidade de vida quer dos portadores de doenças graves e incuráveis, quer dos seus familiares e/ou cuidadores. Docente da The School of Life e da Casa do Saber, desenvolve ainda cursos intensivos de conversas acerca do envelhecimento e sobre como lidar com a morte.

Lançadas em 2014, as Conferências do Politécnico têm vindo a promover a partilha de testemunhos e de conhecimento em áreas transversais como a economia, a política, o direito, a medicina, a religião, o ambiente, o ensino superior, o desenvolvimento regional, o empreendedorismo, a ética ou a economia social.

Partilhe