Daniel Raposo, docente da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, publicou o livro “O 5.º Elemento nas Marcas”, em coautoria com Fernando Oliveira, investigador e docente do IADE.

A obra é um tributo a Per Mollerup, que em 1997 cunhou o conceito de 5.º Elemento para se referir aos componentes visíveis da marca com carácter marcante, que não são necessariamente o logótipo ou o símbolo, uma vez que, em teoria, qualquer produto ou suporte visual pode vir a constituir-se como tal, desde que tenha carácter icónico, plástico, poder de fascinação, que seja usado sistematicamente e que ganhe dimensão de marca. Trata-se, portanto, de um olhar semiótico, plástico e simbólico sobre os elementos da linguagem visual das marcas no âmbito da cultura contemporânea.

Fernando Oliveira e Daniel Raposo são Designers de Comunicação, docentes de ensino superior em design e, como investigadores, partilham o interesse pelas marcas, particularmente pelos seus sistemas de identidade e linguagem visual.

É desse interesse comum e fruto de um diálogo aberto em contínuo que nasce a quatro mãos o livro “O 5º Elemento nas Marcas” escrito e editado por Fernando Oliveira e Daniel Raposo.

A imagem ocupa um lugar cimeiro na comunicação, na cultura visual no quotidiano da sociedade contemporânea, particularmente em meios urbanos, mas globalmente pelas redes sociais.

O uso de imagens com poder de fascinação tornou-se objeto de desejo, num contexto onde pessoas procuram um lugar de destaque tornando-se ícones e marcas. Também as marcas procuram conseguir referentes visuais que sejam marcantes, ou seja, imediatamente reconhecíveis e associados à marca pelos seus públicos. Frequentemente elementos visuais criados e usados sistematicamente ao longo do tempo, que se fizeram referentes por associação como são exemplo as garrafas da Coca-Cola e Absolut, as grelhas das grandes marcas automóveis, alguma arquitetura marcante, as esculturas nos automóveis, a forma do Toblerone ou as riscas da Adidas, entre muitos outros.

Este livro destina-se a profissionais, docentes, investigadores e estudantes das marcas, do design, da comunicação empresarial, do marketing e das artes visuais, bem como a todos os que se interessam pela cultura visual.

O livro “O 5º Elemento nas Marcas” é um livro robusto, amplamente ilustrado e complementado com textos informados que sistematizam tipologias do 5º Elemento na linguagem visual das Marcas. O livro já está disponível em português de Portugal para encomenda através do website https://5elementonasmarcas.pt.

Sobre os autores:
Daniel Raposo é Doutorado em Design pela FACULDADE DE ARQUITECTURA da UL, Mestre em Design, Materiais e Gestão de Produto pela Universidade de Aveiro, Licenciado em Design de Comunicação e Técnicas Gráficas, especialidade Design Gráfico e Publicidade na ESTG do IPPortalegre e Técnico em Design nível III pela Escola Secundária Nuno Álvares de Castelo Branco.
É autor e editor de vários livros sobre design, diretor de coleção de livros e editor de dois journals na área, autor de artigos e mantém uma atividade assídua como membro da comissão científica de Journals e congressos.
Fernando Oliveira é Doutorado em Design pela FACULDADE DE ARQUITECTURA da UL, Mestre em Design e Cultura Visual pelo IADE-U e licenciado em Design Visual pela mesma instituição, onde também é docente desde 1999.
É autor de diversos capítulos de livro, artigos e mantém uma atividade assídua como membro da comissão científica de Journals e congressos.

Para mais informações consulte: https://5elementonasmarcas.pt/