A Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova (ESGIN) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) associou-se às comemorações do Dia Mundial da Alimentação através da realização de um Live Cooking subordinado ao tema “Alimentação e Bebidas Zero Desperdício”.
Esta ação, integrada na Semana da Alimentação promovida pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova dedicada à temática da “Alimentação Saudável e Sustentável - Bio & Local? É lógico!”, foi dinamizada pelos docentes da ESGIN-IPCB Mário Ramos e Ricardo Martins contando também com a participação de docentes, colaboradores, estudantes e elementos da comunidade.
Os docentes demonstraram que é possível apresentar várias propostas gastronómicas com ingredientes muitas vezes desperdiçados. Foram cozinhadas várias receitas, com destaque para as “Cascas de Batatas Assadas no forno”, “Pataniscas de Cascas de Banana” e “Quiche de Cascas de Abóbora”, e também preparadas várias bebidas com a mesma finalidade, nomeadamente, "Sumo de Beterraba e Limão”, “Batido de Casca de Banana e Kiwi” e “Sumo de Kiwi e Chá Verde”. Propostas que comprovam que é possível uma alimentação equilibrada sem desperdícios.
Esta iniciativa cumpriu o objetivo das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, que se assinala em vários países com o intuito de alertar e consciencializar a opinião publica para questões globais relacionadas com a alimentação e nutrição, bem como aumentar a sensibilidade geral para o problema da fome no mundo.