A Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB assinalou o Dia Nacional do Doente com AVC com a realização dos webinares “A vida depois do AVC” e “Diagnóstico e Tratamento do AVC Pediátrico”.

Organizada pela licenciatura em Fisiologia Clínica, pela Missão AVC e pela Fatores de Risco Cerebrocardiovasculares do Centro Académico Clínico das Beiras, a iniciativa contou com 624 inscrições, tendo atingindo 358 participantes em simultâneo.

A primeira conferência foi conduzida pelo Dr. António Conceição, presidente da Direção da Portugal AVC (PTAVC), que abordou a “A vida depois do AVC". No espaço de uma hora aproximou estudantes, profissionais de saúde e docentes das vicissitudes de um sobrevivente de AVC e todo o dinamismo da PTAVC.

Depois do momento dedicado à comunidade, a Dra. Rita Lopes da Silva, Neuropediatra do Hospital Dona Estefânia apresentou a conferência o “Diagnóstico e Tratamento do AVC Pediátrico” onde foi gerada uma saudável discussão entre pares nacionais e internacionais no âmbito da prevenção, diagnóstico e tratamento do AVC em idade pediátrica.

Esta iniciativa teve como parceiros a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral, a Portugal AVC - União de Sobreviventes, Familiares e Amigos, a Associação Portuguesa de Cardiopneumologistas e a Angels Initiative.