Armando Lopes Ramalho, docente da Escola Superior de Tecnologia do IPCB, foi um dos palestrantes do Seminário “Ferramentas de simulação para utilizadores de CAD”, onde apresentou a comunicação “Tensões Residuais Geradas pelos Processos de Refusão TIG E PLASMA”, tema atual, que despertou interesse, sobretudo das empresas do sector aeroespacial presentes no evento.
Organizado pelas empresas Distrim Sistemas e MSC Software, o encontro teve lugar, no dia 16 de outubro, na Marinha Grande, e reuniu empresas e palestrantes nacionais e internacionais que utilizam software CAE (Computer-Aided Engineering) da MSC Software, como ferramenta de projeto e validação de produtos destinados à industria espacial, automóvel e aeronáutica. Este tipo de software recorre à análise de estruturas com simulação de elementos finitos, na componente mecânica, térmica, acústica, elétrica, hidráulica, entre outras.
Recorde-se que o Instituto Politécnico de Castelo Branco, no âmbito dos seus cursos de CTeSP em Fabrico e Manutenção de Drones e de Licenciatura em Engenharia Industrial, ministra formação com recurso a estes Softwares de vanguarda, utilizados pelas grandes empresas e instituições a nível mundial.