Os docentes do IPCB, Luís Farinha (Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova) e Domingos Santos (Escola Superior de Educação), em colaboração com os professores e investigadores João Ferreira (Universidade da Beira Interior/NECE) e Marina Ranga (Universidade de Varsóvia e European Commission’s Joint Research Centre, em Sevilha), acabam de editar o livro “Regional Helix Ecosystems and Sustainable Growth: The Interaction of Innovation, Entrepreneurship and Technology Transfer”, promovido pela editora internacional Springer.

A obra discute a importância da inovação e dos ecossistemas empresariais no apoio à competitividade regional. Incentiva também académicos, gestores e formuladores de políticas a repensar os ecossistemas de inovação como propulsores da competitividade regional, demonstrando as complexas interações entre os atores económicos e sociais da região e seu impacto na competitividade regional. Além disso, o livro examina o papel das políticas de empreendedorismo e inovação em diferentes regiões (por exemplo, regiões mais atrasadas, regiões rurais, entre outras) e descreve fatores críticos de sucesso em tecnologias multiníveis e políticas e estratégias de inovação.