Daniel Raposo, João Neves e José Silva, docentes da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, são editores do livro “Perspectives on Design II - Research, Education and Practice”, que se insere na coleção “Springer Series in Design and Innovation” da prestigiada editora Springer.

Publicada em outubro de 2021, a obra integra capítulos que explanam processos investigativos em design e práticas interdisciplinares nas interseções do design de comunicação, interiores, moda ou de produtos, incluindo a sistematização de estratégias de design num mundo global e digital.

Os capítulos deste livro resultam de um convite endereçado aos autores dos melhores artigos apresentados na 7ª edição do EIMAD - Encontro de Investigação em Música, Artes e Design, realizado em 2021 na ESART-IPCB.

Os temas foram escolhidos pela sua ligação particular às preocupações contemporâneas em termos de identidade, saúde e bem-estar, inclusão social, sustentabilidade, educação e ambiente, entre outros. Cobrem e estabelecem pontes entre aspetos importantes ao nível da educação, investigação e prática do design, bem como da criatividade e tecnologia emergente, oferecendo uma perspetiva oportuna e servindo como apoio a investigadores, profissionais e professores de design, aos que trabalham no desenvolvimento de produtos ou em áreas afins.

A obra está disponível para venda no website da editora (www.springer.com/gp/book/9783030798789) ou na Amazon.

Sobre os autores:
Daniel Raposo é designer de comunicação e Professor Coordenador no Instituto Politécnico de Castelo Branco. Doutor em Design pela Universidade Técnica de Lisboa, mestre em Design, Materiais e Gestão de Produtos pela Universidade de Aveiro, licenciado em Design de Comunicação pelo Politécnico de Portalegre e Técnico em Design nível III pela Escola Secundária Nuno Álvares.

João Neves, é designer de comunicação e Professor Adjunto no Instituto Politécnico de Castelo Branco. Doutor em Design pela Universidade Técnica de Lisboa, mestre em Design, Materiais e Gestão de Produtos pela Universidade de Aveiro e Licenciado em Tecnologia e Artes Gráficas pelo Instituto Politécnico de Tomar.
É investigador do CIAUD - Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design e do Rethink – Grupo de Investigação sobre Design para o Território.Editor e autor de livros e artigos científicos e técnicos, editor de revistas e membro da comissão científica de diversos journals e congressos internacionais com revisão por pares.

José Silva, é designer de comunicação e entre 2003 e 2021 foi docente no Instituto Politécnico de Castelo Branco, desde setembro do corrente ano Professor Auxiliar na Universidade de Évora.
Doutor em Design pela Universidade Técnica de Lisboa, mestre em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro, Master em Design de Interfaces Multimedia pela Elisava Escola Universitària de Disseny i Enginyeria de Barcelona, Espanha e Licenciado em Design de Comunicação pelo Politécnico de Portalegre.