O design e a investigação em design criam possibilidades, abrem perspetivas e contribuem de modo efetivo para superar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU para o ano de 2030.

É com este mote que se apresenta o livro “Perspectives on Design III. Research, Education and Practice”, editado pelos docentes do IPCB-ESART, Daniel Raposo, João Neves e Ricardo Silva.

Publicado pela prestigiada editora Suíça Springer, este livro é o 34º volume do título coletivo “Springer Series in Design and Innovation”, com indexação Scopus.

No prefácio do livro, os editores afirmam que o design tem como propósito a criação de artefactos com valor e utilidade para o ser humano, melhorando o seu desempenho em termos de facilidade de uso, bem como a compreensão da informação formas de comunicação, o acesso, a mobilidade, o conforto e a segurança do utilizador num dado espaço ou contexto de uso. Além disso, o design é um modo de integrar conhecimentos multidisciplinares com vista à otimização de processos produtivos, à melhoria das qualidades intrínsecas dos artefactos para que sejam mais úteis, inclusivos e sustentáveis, criando valor e contribuindo fortemente para a competitividade e vitalidade económica.

Os editores prosseguem referindo que o ser humano é sempre o fator essencial da atividade do design e que o seu contrário são exercícios de estilo ou forma, que não chegam a ser design.

A partir dos processos de investigação e de diversos resultados obtidos a partir de estudos científicos e empíricos, o livro apresenta diferentes perspetivas no âmbito da investigação, do ensino e da prática do design com valor para a sociedade, nomeadamente na resposta a desafios contemporâneos.

O livro é composto por 20 capítulos escritos por diferentes autores nacionais e internacionais, num total de 376 páginas, organizado em duas grandes partes temáticas:
I. O Design de Comunicação e o Ensino do Design como Catalisadores de Mudança
II. O Design de Moda e o Design de Produto para a Sustentabilidade e a Cooperação

Na primeira secção, os capítulos incidem em temas como metodologias abertas e participativas de design; novos modelos de governação e cooperação integrando a perspetiva de todas as partes interessadas; perspetivas sobre o carácter multidisciplinar e integrador do design; novos modelos de ensino do design mais atuantes e empenhados na resolução de problemáticas contemporâneas.

A segunda secção, encontram-se capítulos que exploram o papel da imaginação no design; o impacto das tendências na prática do design de moda pós-industrial; o papel do ensino de design de moda na sustentabilidade; a Economia Circular e a Ergonomia Prospetiva no design; contributos do design de mobiliário para a cenários de trabalho mais colaborativos; o valor da investigação em design para o sector empresarial, a música e as artes do espetáculo.

O livro está disponível para venda a nível internacional no website da editora (https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-031-43516-4), na Amazon e em livrarias especializadas.
 
Sobre os editores:
Daniel Raposo foi editor de vinte e dois livros, autor de três livros, editados e escritos em colaboração com outros investigadores nacionais e internacionais. É Editor Responsável da Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes, desde 2008 (indexada à Scopus) e coorganiza o EIMAD – Encontro Internacional de Investigação em Música, Artes e Design desde 2011.
É designer de comunicação e Professor Coordenador no Instituto Politécnico de Castelo Branco. Tem título de Pós-Doutoramento e grau de Doutor em Design pela Universidade de Lisboa, mestre em Design, Materiais e Gestão de Produtos pela Universidade de Aveiro, licenciado em Design de Comunicação pelo Politécnico de Portalegre e Técnico em Design nível III pela Escola Secundária Nuno Álvares. É investigador do CIAUD - Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design e do Rethink – Grupo de Investigação sobre Design para o Território.
https://www.cienciavitae.pt//en/6911-9356-139E
 
João Neves é Designer de Comunicação e Professor Coordenador na área do Design de Comunicação no Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Artes (Portugal). Licenciatura em Tecnologia e Artes Gráficas (Instituto Politécnico de Tomar), Mestrado em Design, Materiais e Gestão do Produto (Universidade de Aveiro) e Doutoramento em Design (Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa). Investigador desde 2008 do CIAUD - Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa), sendo atualmente Investigador Efetivo na área do Design. Perita da Comissão Técnica 46 (Segurança contra incêndios e símbolos gráficos), Subcomissão 4 (Pictogramas e símbolos de segurança), Grupo de Trabalho 1 (Sinalização de segurança) do Instituto Português da Qualidade. Membro de vários júris, orientador científico e coorientador de várias teses de doutoramento, dissertações, estágios e projetos académicos relacionados com design de comunicação, sistemas de orientação, design de informação, sinalética e sinalização. Apresenta regularmente comunicações e publica em revistas científicas, atas de congressos e outras publicações na área do design. Desde 1998, desenvolve atividade de designer gráfico e é membro (e fundador) da Associação Nacional de Designers (Portugal).
https://www.cienciavitae.pt/portal/501C-0DAE-092B
 
Ricardo J. Nunes da Silva, é professor-adjunto no Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Artes Aplicadas. Doutor em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e pela mesma instituição obteve, respetivamente, a licenciatura e mestrado. Desde 2008, é investigador no ARTIS-Instituto de História da Arte/Centro de Investigação (ARTIS-IHA-FLUL). É ainda investigador na Red Internacional de Investigación Tardogótico, onde, entre 2018 e 2023, integrou a direção desta mesma Rede. Desenvolveu e participou em mais de uma dezena de projetos de investigação científica, quer de âmbito nacional e internacional, nas áreas da história da arquitetura e história da arte (séculos XV e XVI). É membro do Observatório Permanente Sevilla- Lisboa, Centros Artísticos y Capitales de Ultramar (Universidade de Sevilha); membro da Comissão Científica do Centro de Estudos de Cultura, História, Arte e Património – CECHAP. É Revisor científico das revistas ARTIS ON e Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes. Publicou vários artigos em revistas especializadas, capítulos de livros e livros (como autor e em coautoria). Em 2020, foi distinguido com o prémio, APHA/Millennium José-Augusto França, para a melhor Tese de Doutoramento - Prémio atribuído pela APHA – Associação Portuguesa de Historiadores da Arte.
https://www.cienciavitae.pt/portal/C31C-27E5-5E74

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