O artigo científico “Artificial Intelligence Decision Support System Based on Artificial Neural Networks to Predict the Commercialization Time by the Evolution of Peach Quality”, da autoria de Estevão Ananias e Pedro D. Gaspar, da Universidade da Beira Interior e de Vasco Soares e João Caldeira, docentes da Escola Superior de Tecnologia do IPCB, foi publicado em setembro na revista científica internacional Electronics.

O trabalho apresenta um sistema de apoio à decisão, incorporando inteligência artificial, para prever a evolução da qualidade dos pêssegos, nomeadamente o tempo de armazenamento necessário antes da comercialização e o tempo de comercialização tardia. Este sistema pode ajudar o sector hortícola (logística e retalhistas) a definir o período comercializável das frutas. Apresenta vantagens e benefícios para todas as partes, produtores, comerciantes, retalhistas e consumidores, ao contribuir para fornecer fruta da mais alta qualidade e reduzir o desperdício no processo.

Esta publicação da editora MDPI (EISSN 2079-9292) é indexada na base de dados JCR e detém elevado fator de impacto na comunidade científica. O artigo pode ser consultado em www.mdpi.com/2079-9292/10/19/2394