A Escola Superior Agrária do Politécnico de Castelo Branco recebe nos dias 6, 7 e 8 de setembro, o XII Encontro Internacional de Fitossociologia.
Este encontro, organizado pela Associação Portuguesa de Ciência da Vegetação em parceria com a Sociedad Española de Geobotánica, tem a coorganização da Escola Superior Agrária do Politécnico de Castelo Branco e o apoio da Société Française de Phytosociologie; do Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento da Universidade de Évora; do LEAF (Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food); do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa; do Centro de Estudos Geográficos e Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa; do Departamento de Geografia e Turismo da Universidade de Coimbra; do Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior; do Geopark Naturtejo; do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território; da Câmara Municipal de Castelo Branco e da Câmara Municipal do Fundão.
Sob o tema “A Ciência da Vegetação aplicada à gestão, conservação e restauro ecológico de habitats”, o XII Encontro Internacional de Fitossociologia irá permitir, não só abordar desafios atuais relacionados com a valorização dos serviços de ecossistemas e a conservação da biodiversidade a diferentes escalas espaciais, como também as ameaças que afetam o património natural, nomeadamente alterações climáticas, incêndios florestais e alterações no uso do solo.  O encontro pretende também destacar a relevância da Ciência da Vegetação na definição de metodologias e critérios de decisão que otimizem a gestão, conservação e restauro dos ecossistemas, bem como na preservação da biodiversidade e dos serviços que lhes estão associados.
O XII Encontro Internacional de Fitossociologia terá a duração de três dias, dois destinados à apresentação de conferências, comunicações orais e painéis, e o terceiro dia com a organização de uma excursão geobotânica à serra da Gardunha.
Será uma oportunidade de divulgação de importantes avanços científicos na Ciência da Vegetação e áreas relacionadas, bem como para a troca de conhecimentos, experiências e contactos.
Informação mais detalhada sobre o XII Encontro Internacional de Fitossociologia pode ser consultada na página web da ESACB-IPCB https://ipcb.pt/esacb/escola-superior-agraria ou através de contacto direto com a comissão organizadora, Sílvia Ribeiro silvia.sbenedita@gmail.com