A Escola Superior Agrária do Politécnico de Castelo Branco (ESACB-IPCB) organizou um Seminário dedicado ao tema “Proteção Civil Municipal: atualidade e desafios. Que futuro?”.
A iniciativa teve como objetivo a dinamização de um espaço de reflexão e debate em torno da importância do nível municipal para o sistema nacional de proteção civil e para a segurança das comunidades, face a riscos coletivos e aos desafios que previsivelmente irão enfrentar no futuro.
O evento contou com um leque de oradores convidados de ação nacional e local. Pedro Nunes, Comandante Sub-Regional Emergência da Beira Baixa, apresentou o tema “Proteção Civil: O Serviço Municipal de Proteção Civil”; Amândio Nunes, Coordenador Municipal de Proteção Civil de Castelo Branco, apresentou a comunicação “Proteção Civil Municipal: Atualidade e Desafios – Município de Castelo Branco”; Artur Costa, Coordenador Municipal de Proteção Civil de Seia, abordou o tema “Proteção Civil Municipal: o Caso de Seia” e Nuno Morgado, Coordenador Municipal de Proteção Civil de Sardoal, expôs a comunicação “Realidade e perspetivas do Concelho de Sardoal”.
O Seminário “Proteção Civil Municipal: atualidade e desafios. Que futuro?” contou com cerca de uma centena de participantes, oriundos de diversas zonas do país, e coma presença de vários coordenadores municipais.
Os estudantes do Curso Técnico Superior Profissional em Proteção Civil e da licenciatura em Engenharia de Proteção Civil tiveram oportunidade de aprofundar e adquirir novos conhecimentos práticos sobre a temática.
A iniciativa decorreu no âmbito das celebrações do 40.º Aniversário do início das atividades letivas na Escola Superior Agrária do IPCB.