A Escola Superior Agrária do IPCB colaborou nas atividades do Projeto Clubes de Ciência Viva na Escola - Há Ciência na Cidade da Escola Cidade de Castelo Branco, com a docente Fernanda Delgado a dinamizar a palestra "Plantas medicinais e óleos essenciais. Realidades e Mitos".

A atividade destinou-se a alunos e professores do Clube de Ciências e do Clube Europeu do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, tendo sido transmitido conhecimento sobre as plantas medicinais mais conhecidas e seus princípios ativos, bem como dos medicamentos já homologados à base de compostos vegetais. Os participantes tiveram oportunidade de conhecer as plantas ao vivo, apreciar o seu aroma, perceber a sua forma de propagação e manutenção, e ainda realizar um jogo de identificação de aromas dos óleos essenciais destas plantas, apreciando a diferença do aroma da planta ou fruto em fresco e após a extração do seu óleo essencial. O óleo essencial é um dos metabolitos secundários que algumas plantas produzem para sua defesa, para a atração de polinizadores ou para adaptação a condições de stress.

No final, e no âmbito das atividades do Clube de Jornalismo, duas alunas entrevistaram a docente do IPCB, tendo os participantes levado plantas para se familiarizarem com este manancial de potencialidades do reino vegetal. A Escola Cidade de Castelo Branco teve ainda patente uma exposição subordinada ao tema "Farmácia Viva", atividade que foi organizada pela professora Maria Florinda Carrega.